Diretor da Esmam participa da “10.ª Conferência Internacional de Formação do Judiciário”

Diretor da Esmam participa da “10.ª Conferência Internacional de Formação do Judiciário”

O diretor-geral da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), desembargador João de Jesus Abdala Simões, está participando da “10.ª Conferência Internacional de Formação do Judiciário”, evento realizado pela The International Organization for Judicial Training (IOJT), que acontece no Fairmont Château Laurier, Ottawa, Canadá, até quinta-feira (3/11).

O tema da conferência – “Educação Judicial Eficaz: Entendendo as Populações Vulneráveis” – objetiva permitir aos participantes que abordem a concepção e a oferta de educação efetiva para juízes, aplicando princípios pedagógicos eficazes, usando tecnologia, fortalecendo institutos de acordo com os Princípios de Treinamento Judicial da IOJT e abordando temas jurídicos substantivos como tráfico de seres humanos, violência baseada em gênero, diversidade cultural e muito mais.

A conferência é uma combinação de painéis de discussão e mesas redondas. Os painéis permitirão que representantes de institutos de formação judiciária e outros mostrem técnicas e áreas temáticas inovadoras, bem como ferramentas úteis para juízes, como frameworks e livros de bancada. As mesas redondas pedirão aos participantes que arregacem as mangas e mergulhem fundo em áreas que são desafiadoras para os juízes, principalmente no que diz respeito a garantir que nossas populações mais vulneráveis encontrem os tribunais acessíveis e justos.

A IOJT foi criada em 2002, em conferência realizada na cidade de Jerusalém – Israel, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento das Instituições Judiciais e o Estado de Direito, apoiando o trabalho dos institutos de formação judiciária em todo o mundo. A atividade do IOJT facilita a cooperação e o intercâmbio de informações e conhecimentos entre os seus Estados-institutos.

Desde 2002, nove conferências foram realizadas em: Jerusalém, Israel (2002); Ottawa, Canadá (2004); Barcelona, Espanha (2007); Sydney, Austrália (2009); Bordeaux, França (2011) Washington, USA (2013), Recife, Brasil (2015), Manila, Filipinas (2017) e Cidade do Cabo, África do Sul (2019).

Segundo o desembargador João Simões, o evento é uma singular oportunidade de trazer para a Esmam novos métodos e tecnologias de ensino voltado para a magistratura, além de proporcionar uma avaliação do trabalho que é desenvolvido pela Escola da Magistratura do TJAM.

O evento oferece apresentações de painéis sobre pedagogia judicial, incluindo melhores práticas para treinamento e avaliação virtual, juntamente com questões atuais que os juízes devem abordar, incluindo violência contra mulheres e meninas, mudanças climáticas, religião, juízes informados sobre traumas, julgamento vulnerável, bullying judicial e muito mais; workshops que exigirão que os participantes arregacem as mangas e trabalhem em ferramentas para uso e adaptação dos institutos de formação judiciária. Essas ferramentas se concentrarão em tópicos que abordam como os juízes atendem suas comunidades e palestras curtas direcionadas sobre algumas das áreas de maior vulnerabilidade e encontros regionais, onde juízes e formadores judiciais que trabalham na mesma parte do mundo poderão se encontrar para trocar ideias, construir relacionamentos e planejar discussões virtuais entre conferências bienais da IOJT. Com informações do TJAM

Leia mais

Abertura da prova oral do concurso para ingresso na magistratura do TJAM tem mudança de local

A Comissão Organizadora do Concurso Público para Ingresso na Magistratura do Tribunal de Justiça do Amazonas e a Fundação Getúlio Vargas divulgaram comunicado alterando...

Tribunal Pleno escolhe magistrados para vagas em Turmas Recursais do Amazonas

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas realizou na sessão desta terça-feira (9/12) a escolha de magistrados para preenchimento de vagas nas Turmas...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TRT-BA mantém justa causa de trabalhadora que gravou vídeo no TikTok reclamando da empresa

Uma ajudante de cozinha da Ebraz Exportadora Ltda. foi demitida por justa causa após gravar um vídeo reclamando do...

Senado aprova PEC do Marco Temporal para demarcação de terras indígenas

O Senado aprovou nesta terça-feira (9) a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/23 que estabelece a tese do...

TJ-SP mantém condenação de homem por transporte e maus-tratos de animais silvestres

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou decisão da Vara Única de...

Comissão aprova bloqueio de pagamentos ligados a jogos ilegais e pornografia infantil

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga instituições do sistema...