Ministro Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF

Ministro Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou, nesta quinta-feira (9/10), sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). O comunicado foi feito ao final da sessão plenária, em tom de despedida, marcando o encerramento de uma trajetória de mais de doze anos na Corte Constitucional.

“Por doze anos e pouco mais de três meses ocupei o cargo de ministro deste Supremo Tribunal Federal, tendo sido presidente nos últimos dois anos. Foram tempos de imensa dedicação à causa da Justiça, da Constituição e da democracia. A vida me proporcionou a bênção de poder retribuir ao país o muito que recebi”, declarou.

Pela lei, Barroso poderia permanecer no cargo até 2033, quando completará 75 anos — idade-limite para aposentadoria compulsória. A decisão, porém, foi pessoal e planejada.  

Legado e transição

Presidente do STF entre 2023 e 2025, Barroso entregou o comando da Corte ao ministro Edson Fachin na última semana. Sua gestão ficou marcada pela ênfase na defesa das instituições democráticas, pela digitalização de processos e por decisões em temas sensíveis como meio ambiente, direitos civis e o equilíbrio entre liberdade de expressão e responsabilidade digital.

“Sem ter qualquer interesse que não fosse fazer o que é certo, justo e legítimo, para que tenhamos um país maior e melhor”, afirmou o ministro, em uma fala de despedida aos colegas.

Atuação acadêmica

Antes de ingressar no Supremo, Barroso era professor titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e advogado de reconhecida atuação. Após deixar o cargo, seguirá vinculado à vida acadêmica: em novembro, passará uma temporada no Instituto Max Planck, na Alemanha, e em janeiro será professor visitante da Universidade Sorbonne, em Paris.

Leia mais

TJAM e OAB-AM reforçam parceria para melhorar funcionamento do sistema Projudi

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, recebeu nesta quinta-feira (9/10) o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil...

Prazo para pedir participação na Semana Nacional da Conciliação acaba nesta sexta (10)

Termina nesta sexta-feira (10/10) o prazo para quem tem um processo na Justiça Estadual e quer tentar resolver o caso por acordo participar da...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Ministro Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou, nesta quinta-feira (9/10), sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). O comunicado foi...

Passageiro que perdeu diária de hotel e de veículo alugado após cancelamento de voo será indenizado

Uma companhia aérea foi condenada a pagar indenização de R$ 4 mil, por danos morais, a um passageiro que...

Plataforma de viagens é condenada a indenizar cliente após falha na prestação de serviços de hospedagens

Uma plataforma online de viagens foi condenada a indenizar um consumidor em R$ 2 mil por danos morais, além...

Acidente fatal com auxiliar de motorista motiva indenização a genitores

A 13ª Turma do TRT-2 manteve sentença que condenou empresa de transporte a indenizar e pagar pensão aos genitores...