Presidente do Supremo recebe homenagem do Ministério das Relações Exteriores

Presidente do Supremo recebe homenagem do Ministério das Relações Exteriores

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, foi homenageado com a Ordem de Rio Branco, no grau de Grã-Cruz, condecoração oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). A homenagem é um reconhecimento ao trabalho do ministro na mais alta Corte do país.

“Agradeço imensamente a honra de ser agraciado pelo Itamaraty, que é uma instituição que eu admiro profundamente. Agradeço também a toda diplomacia brasileira pelo que faz pelo Brasil”, ressaltou o ministro durante a cerimônia.

Democracia, meio ambiente e relações exteriores
Em seu discurso, Barroso falou sobre a preservação da democracia. O ministro destacou que as supremas cortes não conseguem vencer o extremismo sozinhas e que, no Brasil, essa luta contou com a sociedade.

Falou ainda do potencial de desempenho do país em relação ao meio ambiente. Para ele, o Brasil tem condições de ser uma grande liderança ambiental global, e o Itamaraty tem missão decisiva nesse campo, sob a orientação do presidente da República.

Sobre as relações do STF com o exterior, o ministro Luís Roberto Barroso fez menção ao seu assessor internacional José Gilberto Scandiucci. O ministro revelou que José Gilberto teve papel decisivo nas eleições de 2022 por seu esforço em viabilizar a compra de semicondutores, peça utilizada no funcionamento das urnas eletrônicas.

Relevância do Poder Judiciário
Para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi uma honra poder contar com o STF na defesa do interesse nacional nas eleições e em outras importantes ocasiões. “É preciso que tenhamos sempre presentes os ensinamentos adquiridos com essa experiência, que nos revelou como a defesa da democracia é tarefa permanente, coletiva e essencial para cada um de nós”, finalizou o chanceler.

Leia mais

Juíza nega danos morais por inércia do consumidor, mas autoriza repetição do indébito

A conduta leal deve envolver tanto o consumidor quanto o fornecedor de produtos e serviços. É natural que aquele sofre um prejuízo moral deva...

Falha do Governo em promover servidor é declarada na Justiça; Estado deve indenizar retroativamente

Decisão da 2ª Câmara Cível do Amazonas aponta omissão do Estado em concretizar direito de servidor e  confirma sentença que reconheceu esse direito com...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Júri absolve acusado de tentativa de homicídio em Igarapé

Em sessão do Tribunal do Júri realizada nesta quinta-feira, dia 2 de maio, em Igarapé do Meio, termo judiciário...

Consumidora será indenizada por práticas abusivas durante conserto de veículo

A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal manteve decisão que condenou a Grid Pneus e Serviços...

DF deve indenizar casal que teve residência alvo de operação policial

A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal manteve a decisão que condenou o Distrito Federal a indenizar...

TSE mantém inelegibilidade de Bolsonaro e Braga Netto por abuso de poder

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, por unanimidade, o recurso de Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto contra a...