Réu não intimado pessoalmente da condenação e a questão da nulidade. TJAM uniformizará entendimento

Réu não intimado pessoalmente da condenação e a questão da nulidade. TJAM uniformizará entendimento

No processo penal, tratando-se de réu solto, deve ser considerado suficiente a intimação do defensor constituído ou mesmo do defensor público designado, pessoalmente ou através da publicação no órgão de imprensa oficial, acerca da sentença condenatória.

Com essa disposição, em verbete sumular, a Desembargadora Carla Maria Santos dos Reis, do TJAM, propõe ao Tribunal do Amazonas que pacifique o entendimento acerca da desnecessidade de intimação da sentença penal condenatória e do consequente trânsito em julgado da ação penal mesmo com a ausência de intimação pessoal do sentenciado que se encontra solto e não foi localizado para o ato. 

A Desembargadora encaminhou a proposta ao Pleno do TJAM com o fim de pacificar jurisprudência acerca do entendimento de que “em se tratando de réu solto, a intimação da sentença condenatória pode se dar apenas na pessoa do advogado constituído, ou mesmo do defensor público designado, sem que haja qualquer empecilho ao início do prazo para recurso e a posterior certificação do trânsito em julgado”

A iniciativa decorre da impetração de habeas corpus por meio do qual a defesa pontua que o paciente não foi devidamente notificado da sentença condenatória, o que vedou a oportunidade de deliberar sobre a conveniência ou não da interposição dos pertinentes recursos, pelo que se impõe ao acusado grave prejuízo ante nulidade que defende ser insanável. 

A Desembargadora destaca que a intimação pessoal de réu somente é necessária quando ele estiver preso. Estando solto, é bastante a intimação de seu defensor constituído sobre os  termos da sentença condenatória. Entretanto, pontua que é necessário que haja uma uniformização do TJAM sobre esse ponto, razão de ser imprescindível a instauração de um IRDR que discipline a matéria em definitivo.

Processo: 4003627-19.2024.8.04.0000

Leia a ementa:

Habeas Corpus Criminal / Liberdade ProvisóriaRelator(a): Carla Maria Santos dos ReisComarca: CodajasÓrgão julgador: Primeira Câmara CriminalData do julgamento: 27/04/2024Data de publicação: 27/04/2024Ementa: INCIDENTE DE UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA. ARTIGOS 70 E SEGUINTES DO REGIMENTO INTERNO. QUAESTIO IURES. INTIMAÇÃO DA SENTENÇA PENAL CONDENATÓRIA A SENTENCIADO SOLTO. SUFICIÊNCIA DA INTIMAÇÃO DO DEFENSOR CONSTITUÍDO. INCIDÊNCIA DO ARTIGO 392, INCISO II, DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL. PRECEDENTES DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA E DOS ÓRGÃOS FRACIONÁRIOS CRIMINAIS DESTA CORTE DE JUSTIÇA. PROPOSTA DE ENUNCIADO DE SÚMULA. ACOLHIMENTO. REMESSA DOS AUTOS AO TRIBUNAL PLENO.

Leia mais

Mesmo sem existir erro médico, deve-se examinar se parturiente sofreu violência obstétrica

Afronta a dignidade da mulher parturiente a falta de exames antes do procedimento médico, com revelação de responsabilidade objetiva indenizável Alegada a omissão do Estado...

Fraude na contratação atestada por perícia é falha que impõe compensação razoável ao cliente

Banco deve indenizar por fortuito interno que causa prejuízo a seus clientes, ainda mais com revelação da falta de cuidados essenciais com os negócios Jurisprudência...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Ex-funcionário é condenado a devolver dinheiro desviado de poupanças de clientes

Um funcionário que teria realizado movimentações indevidas nas contas poupanças de clientes, bem como subtraído quantia da tesouraria da...

Pais de homem atropelado e morto por motorista embriagado devem ser indenizados

O Juiz Substituto da 1ª Vara Cível de Ceilândia condenou homem ao pagamento de R$ 250 mil, em danos morais,...

Acusado de matar a esposa é condenado a 28 anos de prisão

O Conselho de Sentença da Comarca de São José da Laje condenou José Eudo Leandro da Silva a 28...

Justiça reconhece equiparação salarial de trabalhadora com perspectiva de gênero

O  portal do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região prioriza, neste mês, a publicação de notícias de decisões que...