Ministro Edson Fachin lembra Milton Luiz Pereira na homenagem ao STJ

Ministro Edson Fachin lembra Milton Luiz Pereira na homenagem ao STJ

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, homenageou o ministro Milton Luiz Pereira na sessão solene do Congresso Nacional para celebrar os 35 anos de instalação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O evento aconteceu nesta quarta-feira (10) no Plenário da Câmara dos Deputados.

Fachin lembrou que, antes de chegar ao STJ, Pereira foi prefeito de Campo Mourão (PR), período em que a cidade recebeu o título de município modelo do Paraná. “Quando renunciou para ser juiz federal, a população, em agradecimento ao seu trabalho, presenteou-o com um Fusca azul ano 1967, zero quilômetro”, contou.

Legado
Depois de atuar na Justiça Federal do Paraná, Pereira presidiu o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), sediado em São Paulo, aposentando-se como ministro do STJ. “Era um homem culto, trabalhador, discreto como deve ser um juiz, de exemplar comportamento ético, firme e democrata. Leal a si, fez questão de manter o Fusca presenteado por toda sua vida. Faleceu em 2012 em Curitiba. Os ministros e ministras do STJ seguem honrando o seu legado”, afirmou o ministro Fachin.

Para o vice-presidente do Supremo, o STJ tem cumprido com louvor sua missão de zelar pela uniformidade da interpretação das leis federais. “É uma instituição fundamental e indispensável ao sistema de justiça desenhado pelo constituinte de 1988”, disse.

Segundo Fachin, todos os tribunais devem sempre ter o compromisso com um Judiciário mais eficiente, acessível e sustentável, que melhor atenda às necessidades da sociedade brasileira. “O STJ está alinhado a esse compromisso. Em nome do Judiciário, expresso minha genuína admiração pelo Superior Tribunal de Justiça”, concluiu.

Harmonia entre os Poderes
A homenagem ao Superior Tribunal de Justiça foi proposta pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e pelo deputado federal Luiz Fernando Faria (PSD-MG). Criado com a promulgação da Constituição, em 5/10/1988, o STJ foi instalado em 7 de abril do ano seguinte, em sessão solene convocada pelo STF, e conta com 33 ministros.

Na oportunidade, representando a Presidência do STF, o Ministro realçou a importância da harmonia entre os poderes: “Ao lado da independência, a harmonia é fundamental para a preservação das instituições democráticas, das liberdades e dos direitos fundamentais. Sem instituições democráticas resistentes aflora a decadência da política e da própria autoridade do Direito”. E concluiu: “Será a respeitosa união entre os Poderes constitucionais a fortaleza da resistência e da esperança”.

Leia mais

Exclusão na OAB/AM: candidato pede reexame por falhas de rito e quórum em decisão de inidoneidade

Após ter o pedido de inscrição negado por inidoneidade moral, um bacharel em Direito levou novamente o caso à Justiça Federal no Amazonas, desta...

Dever de indenizar do ente público inexiste quando dos danos alegados se extrai apenas presunção de culpa

Decisão nega pedido de indenização por erro em medicação e reafirma que a responsabilidade estatal exige prova efetiva do nexo causal. Sentença do Juiz Charles...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Veto anunciado: Lula barra projeto que reduziria penas do 8 de Janeiro e nega acordo com o Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que vetará integralmente o projeto de lei que altera a dosimetria...

Posto de combustível deve indenizar filhos de gerente assassinada por funcionário

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) determinou que uma rede de postos de...

Contrato intermitente não se compatibiliza com trabalho contínuo, decide TRT-15

A 8ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região manteve sentença da Vara do Trabalho de Santa...

Plano de saúde é condenado a indenizar paciente atingida por desabamento de teto enquanto aguardava consulta

Um plano de saúde foi condenado a realizar o pagamento de R$ 3 mil por danos morais a uma...