Justiça do Trabalho reconhece vínculo empregatício e condena empresa a pagar verbas rescisórias

Justiça do Trabalho reconhece vínculo empregatício e condena empresa a pagar verbas rescisórias

A sentença da Vara do Trabalho de Eirunepé/AM reconheceu o vínculo empregatício entre o autor e a empresa Balsa Dona Altina, condenando-a ao pagamento de diversas verbas rescisórias. No entanto, os danos morais foram negados devido à falta de comprovação de abalo moral relacionado à ausência de registro na CTPS e ao pagamento rescisório.

O trabalhador ajuizou ação trabalhista contra a empresa, alegando que trabalhou como auxiliar de máquina e conferente de mercadoria entre 14 de abril de 2023 e 26 de novembro de 2023, sem que esta cumprisse corretamente suas obrigações trabalhistas.

O autor solicitou o reconhecimento do vínculo empregatício, pagamento de aviso prévio, saldo de salário, adicional de insalubridade, plus salarial por acúmulo de função, horas extras e reflexos, FGTS + 40%, férias proporcionais + 1/3, 13º salário proporcional, multas dos artigos 467 e 477 da CLT, danos morais, honorários advocatícios e anotação na CTPS.

O juiz Carlos Delan de Souza Pinheiro decidiu que, devido à falta de comprovação de pagamento, reconhece-se o vínculo empregatício entre as partes no período de 22.04.23 a 20.08.23. Consequentemente, foram julgados procedentes os pedidos de saldo de salários para todo o período, aviso prévio, férias proporcionais de 5/12 acrescidas de 1/3, 13º salário proporcional, FGTS do período com acréscimo de 40%, multa prevista no art. 477 da CLT, além da assinatura e baixa na CTPS referente ao período mencionado.

Os pedidos de adicional de insalubridade, plus salarial por acúmulo de função, horas extras e danos morais foram indeferidos por falta de comprovação. A empresa foi condenada a pagar as verbas rescisórias com base no salário de R$ 2.000,00, além de arcar com as custas processuais e honorários advocatícios sucumbenciais de 10% do valor da condenação.

Processo: 0000021-57.2024.5.11.0501

Leia mais

Indiciamento que inclui lavagem de dinheiro, além de tributo não lançado, não é abusivo, fixa STF

A Súmula Vinculante nº 24 do STF diz que não há crime tributário antes da definição final do valor devido pelo Fisco. No entanto,...

Homem é condenado a 63 anos de prisão por matar três pessoas em “tribunal do crime” em Manaus

Um homem foi condenado a 63 anos de prisão por participar do assassinato de três jovens em Manaus. O crime aconteceu em 2018 e...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Indiciamento que inclui lavagem de dinheiro, além de tributo não lançado, não é abusivo, fixa STF

A Súmula Vinculante nº 24 do STF diz que não há crime tributário antes da definição final do valor...

Justiça determina indenização a motorista excluído de plataforma de e-commerce

Um e-commerce deverá pagar R$ 8 mil em indenização por dano moral a um motorista que foi bloqueado no...

Empresa é responsabilizada por rescisão indireta após não depositar FGTS corretamente

A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN) reconheceu a rescisão indireta de ex-empregada de...

Erro em dose de medicamento infantil leva farmácia a condenação no TJDFT

A 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) condenou a farmácia PR...