Fechamento de via pública autorizado pelo Implurb na Zona Oeste de Manaus é investigado pelo MPAM

Fechamento de via pública autorizado pelo Implurb na Zona Oeste de Manaus é investigado pelo MPAM

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), pela 62ª Promotoria de Justiça da Ordem Urbanística (62ª Prourb), instaurou Inquérito Civil com o objetivo de apurar autorização concedida pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) para fechamento de via pública no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus. A medida foi tomada pelo Promotor de Justiça Lauro Tavares em razão de denúncia recebida pelo órgão ministerial quanto à ocorrência de congestionamentos e registro de outros transtornos na via que dá acesso ao residencial Portinari, desde a instalação da cancela e da guarita.

Conforme explica o titular da 62ª Prourb, em regra, apenas condomínios legalmente constituídos podem restringir o acesso às vias de circulação interna, dado que se trata de área privada, com regimento próprio que serve de norma a ser obedecida por todos os condôminos. No caso do Residencial Portinari, não se trata de condomínio, razão pela qual qualquer autorização concedida nesses residenciais deve ser a título precário, o que implica no cumprimento das condicionantes para sua autorização.

“A autorização foi concedida pelo Implurb a pedido da Associação de Moradores do Residencial Portinari. Entretanto, conforme o Decreto nº 3.074/2015 (art. 3º, VI), a autorização precária exige autorização do órgão municipal de trânsito, e, o IMMU, órgão municipal de trânsito, considera que a instalação de guarita e cancela no Residencial Portinari é irregular, devendo ser retiradas porque prejudicam o fluxo normal do trânsito, bem como outras atividades desenvolvidas no local e destinadas ao público não residente do residencial, como é o caso do Centro Educacional Triunfo”, resume o Promotor de Justiça Lauro Tavares.

Dentre as informações já levantadas pelo órgão ministerial, destaca-se o a manifestação do IMMU pelo “(…) indeferimento da permanência de guarita com cancela na entrada do Residencial Portinari devido à existência de atividades em funcionamento dentro do loteamento” (Parecer Técnico nº 062/2013-DPO/DEN), o que foi confirmado em novo parecer do IMMU (nº 006/2019-DPO/DEN/MANAUSTRANS), que mantém o posicionamento quanto à impossibilidade de cancela na entrada do residencial.

“Preliminarmente, verificamos que o Implurb concedeu autorização precária, conforme o Decreto nº 3.074/2015, que regulamenta a autorização precária para controle de acesso e cessão de uso de vias públicas por particulares. A investigação agora busca a elucidação dos fatos, mediante análise do cumprimento das condicionantes do Decreto nº 3.074/2015”, declarou Lauro Tavares.

Fonte: Asscom MPAM

Leia mais

Abertura da prova oral do concurso para ingresso na magistratura do TJAM tem mudança de local

A Comissão Organizadora do Concurso Público para Ingresso na Magistratura do Tribunal de Justiça do Amazonas e a Fundação Getúlio Vargas divulgaram comunicado alterando...

Tribunal Pleno escolhe magistrados para vagas em Turmas Recursais do Amazonas

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas realizou na sessão desta terça-feira (9/12) a escolha de magistrados para preenchimento de vagas nas Turmas...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TRT-BA mantém justa causa de trabalhadora que gravou vídeo no TikTok reclamando da empresa

Uma ajudante de cozinha da Ebraz Exportadora Ltda. foi demitida por justa causa após gravar um vídeo reclamando do...

Senado aprova PEC do Marco Temporal para demarcação de terras indígenas

O Senado aprovou nesta terça-feira (9) a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/23 que estabelece a tese do...

TJ-SP mantém condenação de homem por transporte e maus-tratos de animais silvestres

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou decisão da Vara Única de...

Comissão aprova bloqueio de pagamentos ligados a jogos ilegais e pornografia infantil

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga instituições do sistema...