TSE: Fase de confirmação do Teste da Urna Eletrônica começa hoje

TSE: Fase de confirmação do Teste da Urna Eletrônica começa hoje

 O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, em sessão na Corte, lembrou que, a partir de hoje (15), até sexta-feira (17), das 9h às 18h, a Corte realiza a etapa de confirmação da 7ª edição do Teste Público de Segurança da Urna (TPS).

Durante o evento, os grupos de investigadores que obtiveram algum avanço na primeira fase, que ocorreu de 27 de novembro a 2 de dezembro de 2023, voltarão ao TSE para verificar se todos os achados apontados foram incorporados às urnas e aos sistemas eleitorais correlatos.“[No Teste de Confirmação] a Polícia Federal e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul vão repetir alguns planos executados na urna eletrônica”, anunciou o ministro.
Aniversário da urna

O ministro Alexandre de Moraes também comemorou o aniversário da urna eletrônica, que completou 28 anos de existência nesta semana. No dia 13 de maio de 1996, os primeiros exemplares foram enviados aos tribunais regionais eleitorais (TREs) pelo então presidente do TSE, ministro Carlos Velloso.

Moraes rememorou que, nas Eleições Municipais de 1996, pleito de estreia das urnas eletrônicas, aproximadamente 32 milhões de pessoas – cerca de um terço do eleitorado brasileiro na época – votaram utilizando o equipamento. Naquele ano, foram instalados 77.969 aparelhos nas seções eleitorais de 57 capitais e dos municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores.

“Todo esse trabalho foi realizado exatamente porque se verificou um aumento nas fraudes eleitorais nas Eleições de 1994, eleições realizadas com cédula de papel. A atuação do Ministério Público fiscalizando [o pleito] demonstrou esse aumento das fraudes e tentativas de fraudes”, disse o presidente do Tribunal.

Ele recordou que, nas eleições seguintes, realizadas em 1998, o número de eleitoras e eleitores alcançados pelo voto eletrônico dobrou: 65 milhões de pessoas (dois terços do eleitorado) registraram a candidatura de sua escolha na urna eletrônica.

De acordo com o ministro, dois anos depois, em 2000, o Brasil testemunhou a primeira eleição totalmente informatizada, com mais de 109 milhões de eleitoras e eleitores votando em urnas eletrônicas. No último pleito geral, realizado em 2022, mais de 156 milhões de pessoas puderam manifestar sua preferência política por meio do equipamento.

“São três décadas de aperfeiçoamento do sistema eletrônico [de votação], desse sistema que, eu sempre faço questão de repetir, é orgulho nacional no avanço e na concretização da democracia no Brasil”, elogiou Moraes.

Leia mais

Justiça fixa que Hurbes falhou com cliente na prestação de serviços e manda Travel Tech indenizar

Mesmo quando os fatos são presumidos verdadeiros devido à revelia, o juiz deve manter a responsabilidade de aplicar a norma legal em harmonia com...

Ex-dono de veículo não deve ser punido por falta de transferência no Detran

Segundo o artigo 1.267 do Código Civil brasileiro, a transferência do domínio de um bem móvel, como um veículo automotor, ocorre por meio da...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Confederação de servidores questiona no STF regra de cálculo da previdência estadual em MG

A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) a regra de cálculo fixada...

Justiça fixa que Hurbes falhou com cliente na prestação de serviços e manda Travel Tech indenizar

Mesmo quando os fatos são presumidos verdadeiros devido à revelia, o juiz deve manter a responsabilidade de aplicar a...

STF criou 20 novos temas de repercussão geral no primeiro semestre deste ano

Em 13 casos, o STF decidiu que as questões tinham relevância e que a decisão tomada deve ter efeitos...

Há litigância de má fé em mentira envolvendo processo de guarda de criança, diz TJSP

Um casal de Pirassununga (SP) foi multado em R$ 400 por litigância de má-fé pela 4ª Câmara de Direito...