Caapiranga é notificada pelo TCE/Amazonas a cumprir melhor forma de licitação

Caapiranga é notificada pelo TCE/Amazonas a cumprir melhor forma de licitação

O Prefeito de Caapiranga, Francisco Andrade Braz, foi notificado pelo TCE/Amazonas para que observe nas contratações do município quanto a bens e serviços de interesse público que opte pelo pregão eletrônico em futuras licitações que possam vir a ser lançadas pela Prefeitura daquele Município. Foi Relator Alípio Reis Firmo Filho. 

A decisão do TCE/AM decorreu da falta de atendimento, pelo Prefeito, quanto ao cumprimento da falta de acesso aos Editais do pregão presencial nº 5/2020 e 12/2020, do referido município, haja vista a flagrante desobediência ao direito que todos, na defesa de interesse particular  ou público, tenham em receber dos órgãos que administram bens e valores de natureza pública. 

É do interesse do contribuinte saber o destino do repasse de parcelas de verbas públicas que são administradas pelos chefes dos poderes executivos municipais no mesmo entendimento que é dado a administração dos  interesses públicos nas esfera estadual  e federal. 

Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Mas, noutro giro, todo cidadão tem o direito de amplo acesso ao destino dessas verbas. 

Assim, o TCE decidiu “determinar ao Sr. Francisco Andrade Braz, Prefeito de Caapiranga, que opte pelo Pregão Eletrônico nas futuras contratações, em atendimento à uníssona jurisprudência deste e. Corte de Contas, pois tal modalidade apenas se pretere caso as circunstâncias justifiquem”, constou em registro na decisão. 

O Pregão é uma modalidade para se adquirir bens e serviços pela Prefeitura, onde a disputa entre os licitantes é feita em sessão pública, por meio de lances sucessivos, para classificação e habilitação do licitante que oferece o menor preço exequível. 

Leia o documento

Leia mais

STJ confirma garantia a militares bombeiros do Amazonas primazia de antiguidade por curso de formação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que reconheceu como legítimo o uso da classificação final...

Mesmo sem uso exclusivo, é cabível a apreensão de bem pelo IBAMA quando empregado em infração

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu que o IBAMA pode apreender embarcações utilizadas em crimes ambientais mesmo quando o bem também é usado...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Governo recorre ao STF para manter mudanças no IOF, e Moraes tem a força decisiva

O governo do presidente Lula recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (1º) para tentar manter o decreto...

Dono de embarcação é condenado a pagar indenização por pesca ilegal

A 2ª Vara Federal de Rio Grande (RS) condenou um proprietário de embarcação pela prática de pesca ilegal entre...

STJ confirma garantia a militares bombeiros do Amazonas primazia de antiguidade por curso de formação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que reconheceu como legítimo...

Empresa que se omitiu diante de assédio no ambiente de trabalho deve indenizar empregada

A 17ª Turma do TRT da 2ª Região manteve indenização por danos morais a empregada vítima de violência física...