STJ: jornalistas não indenizarão deputada federal Bia Kicis por reportagem

STJ: jornalistas não indenizarão deputada federal Bia Kicis por reportagem

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou provimento na terça-feira (22/3) a um recurso da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), que buscava receber indenização por danos morais causados pela publicação de uma reportagem na Revista Crusoé, em julho de 2020.

O processo foi movido contra Claudio Dantas, diretor de redação de O Antagonista, e contra a repórter da Crusoé Helena Mader. Os veículos pertencem ao mesmo grupo.

Em 2020, a publicação informou que Kicis estaria participando de uma articulação no Congresso Nacional para barrar ou modificar a PEC da Segunda Instância, que previa execução da pena após concluídos os julgamentos pelas instâncias ordinárias.

A deputada moveu a ação por considerar a reportagem inverídica e tendenciosa. O pedido foi para suprimir seu nome do texto e para receber indenização de R$ 200 mil pelos danos morais. Kicis teve sentença favorável, mas o Tribunal de Justiça do Distrito Federal, na apelação, reformou o acórdão e afastou a condenação.

No STJ, o caso se resolveu com aplicação da Súmula 7. Segundo o TJ-DF, a reportagem não apresentou conteúdo ofensivo, mas mera crítica plenamente admissível no debate público. Relator, o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva afirmou que desconstituir essa conclusão dependeria da reanálise de fatos e provas, medida vedada.

A votação na 3ª Turma foi unânime, conforme a posição do relator. Ele foi acompanhado pelos ministros Paulo de Tarso Sanseverino, Moura Ribeiro, Nancy Andrighi e Marco Aurélio Bellizze.

Fonte: Conjur

Leia mais

Projeto de interiorização da OAB-AM Já chega a 82% dos Municípios do Amazonas

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) avança em uma das maiores iniciativas de interiorização já realizadas por uma instituição de classe...

Justiça intervém para assegurar acolhimento de migrantes em Manaus

A Justiça Federal renovou a determinação para que a União, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cumpram as obrigações para adequação...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Projeto de interiorização da OAB-AM Já chega a 82% dos Municípios do Amazonas

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) avança em uma das maiores iniciativas de interiorização já realizadas...

Moraes diz que não vai admitir tumulto processual na ação do golpe

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (30) que não vai admitir tumulto...

CNU 2025: inscrições começam no dia 2 de julho; veja tabela de cargos

As inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) começam em 2 de julho e seguem até...

Nova lei prevê que multas vão custear habilitação para motoristas de baixa renda

Parte do dinheiro arrecadado com multas de trânsito vai custear a carteira de habilitação de pessoas de baixa renda....