TJAM comemora 3 anos de atividade contra crimes de Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes

TJAM comemora 3 anos de atividade contra crimes de Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes

A 2.ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes (VECCDSCA) iniciou uma campanha de arrecadação de roupas infantojuvenis femininas e brinquedos que serão destinados à “Casa Mamãe Margarida”, instituição que acolhe meninas em situação de vulnerabilidade social.

As doações podem ser feitas no Fórum Ministro Henoch Reis, 4.º andar, na própria Vara e, também, no 5.º andar, na Sala de Depoimento Especial 2. É possível, ainda, enviar uma mensagem para o Whatsapp (92) 99157-2249, para a coleta da doação em domicílio.

A campanha iniciou no último dia 16/08 e se estenderá até 16/09, fazendo parte das comemorações dos três anos de atividades da VECCDSCA.

Histórico

A 2.ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes conta com as magistradas Articlina Oliveira Guimarães (juíza titular) e Bárbara Folhadela Paulain (juíza auxiliar).

A unidade foi criada pela Lei Complementar n.º 190, de 10 de agosto de 2018, que alterou os dispositivos da Lei de Organização Judiciária do Estado do Amazonas (Lei Complementar nº 17/1997), estabelecendo, em seu artigo 12, a transformação da 4.ª Vara da Fazenda Pública Estadual nesta nova unidade judicial.

Sua competência está prevista no artigo 156-A da Lei Complementar de 2018, o qual foi acrescido à Lei de Organização Judiciária, e consiste em processar e julgar crimes contra a dignidade sexual, que tenham como vítimas crianças e adolescentes, tipificados na Parte Especial, Título VI do Código Penal (Decreto-Lei n.º 2.848/1940) e artigos 240, 241, 241-A, 241-B, 241-C, 241-D, 241-E e 244-A do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal n.º 8.069/1990).

Em três anos de atividades, a 2.ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes proferiu um total de 1.050 sentenças.

Além dos serviços relacionados à atividade jurisdicional, a 2.ª VECCDSCA desenvolveu, nestes três anos, outras ações de cunho extraprocessual, como o “Projeto do Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência Sexual”, “Campanha de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil”, “Projeto Juíza por Um Dia”, entre outros.

Fonte: Asscom TJAM

Leia mais

TJ-AM derruba lei que ampliava benefícios a advogados presos no Amazonas

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas julgou procedente açao promovida pelo Ministério Público e declarou a inconstitucionalidade de dispositivos da Lei estadual...

Sem provas de erro na apreensão das drogas que levou à condenação, não cabe revisão criminal

Câmaras Reunidas do TJAM reafirmam que a revisão criminal não é via para reavaliar provas nem anular busca policial amparada em fundadas razões. As Câmaras...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Moraes suspende benefícios de acordo que encerrou greve dos Correios

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender cláusulas do dissídio coletivo que encerrou a...

DF é condenado por compressa esquecida em abdômen após cesariana

2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a condenação do Distrito...

Mulher explorada por 42 anos em trabalho escravo doméstico será indenizada

Uma mulher de 59 anos, moradora de Feira de Santana, na Bahia, será indenizada e terá seus direitos trabalhistas...

STJ invalida prisão de devedor de alimentos intimado pelo WhatsApp

Em julgamento de habeas corpus, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que a...