Ministro concede Habeas Corpus e tranca ação penal por violação de domicílio em tráfico de drogas

Ministro concede Habeas Corpus e tranca ação penal por violação de domicílio em tráfico de drogas

Ainda que as provas encontradas posteriormente à entrada na casa do pretenso suspeito configurem crime permanente, não podem ser usadas para justificar, ao depois, a violação do domicílio, porquanto as razões que justifiquem o ingresso na residência devem existir no momento da ação ou previamente a ela. A constatação posterior da situação de flagrância não é capaz de conferir legalidade à invasão, de forma retroativa.

Com essa disposição, o Minsitro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça, aceitou um Habeas Corpus proposto pela Defensoria Pública, e concedeu, de ofício, ordem para o trancamento de uma ação penal, com condenação por tráfico de drogas confirmada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas. 

Na  espécie, cuidou-se de um habeas corpus impetrado pelo Defensor Público Fernando Figueiredo Serejo Mestrinho, da DPE/AMAZONAS. No HC o Defensor acusou uma entrada forçada em domicílio, sem qualquer justificativa prévia, acusando a arbitrariedade da Polícia do Amazonas e pedindo a nulidade da condenação. 

Na origem, o acórdão que confirmou a condenação do Paciente destacou que “se a casa dos Apelantes serve para o exercício da traficância, a todo momento estará ocorrendo o crime, considerando que, a toda evidência, estar-se-ia praticando os verbos ‘ter em depósito e guardar’. Com efeito, se há suspeitas de que existe droga em determinada casa, é plenamente possível que os policiais invadam a residência mesmo sem ordem judicial”, dispôs.

Nos autos se informou que o paciente foi condenado pelo crime de tráfico de drogas à pena de 1 ano e 8 meses de reclusão, no regime aberto, porque tinha em depósito 17g de maconha e 5,9g de cocaína.

No Habeas Corpus, o Defensor sustentou a defesa da nulidade da ação penal, uma vez que a busca domiciliar foi realizada sem fundadas razões da prática delitiva, pedindo o reconhecimento de que a denúncia anônima que deu origem a diligencia da Polícia não seria suficiente para o flagrante da autoridade policial. 

Segundo narrou o caderno inquisitorial, a polícia recebeu denúncia que no local dos fatos havia comércio de drogas e a presença de uma menor de idade.  Então os policiais foram ao local e, ao chegarem, observaram a porta da casa  entreaberta e adentraram, quando então flagraram o réu deitado na cama com a companheira   Em outra cama, estava o outro denunciado. Após revista foram encontradas as trouxinhas de drogas no local, sobrevindo a ação penal e a condenação.

Ao conceder a ordem de ofício, o Minsitro dispôs que “no caso, observa-se que não houve qualquer referência à prévia investigação, monitoramento ou campanas no local, havendo, apenas, a descrição da referida denúncia anônima para a diligência policial, bem como a residência estava com a porta aberta, o que não justifica a abordagem”. A ação penal foi anulada. 

HABEAS CORPUS Nº 887203 – AM (2024/0022619-6)
RELATOR MINISTRO REYNALDO SOARES DA FONSECA

 

Leia mais

Empresa de hotelaria garante inversão do ônus da prova na Terceira Câmara Cível do TJAM

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas decidiu pelo provimento parcial de recurso de empresa do ramo de hotelaria contra decisão...

Vara do Trabalho de Parintins convoca credores em processos contra Garantido e Caprichoso

A Vara do Trabalho de Parintins (AM) já iniciou os pagamentos dos valores devidos aos trabalhadores que possuem pagamento preferencial em processos contra os...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Empresa de hotelaria garante inversão do ônus da prova na Terceira Câmara Cível do TJAM

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas decidiu pelo provimento parcial de recurso de empresa do...

Vara do Trabalho de Parintins convoca credores em processos contra Garantido e Caprichoso

A Vara do Trabalho de Parintins (AM) já iniciou os pagamentos dos valores devidos aos trabalhadores que possuem pagamento...

Casas Bahia entra com pedido de recuperação extrajudicial na Justiça de SP

O Grupo Casas Bahia, uma das mais conhecidas empresas varejistas do país, ajuizou pedido de homologação de recuperação extrajudicial....

Não cabe a estado legislar sobre prazo para notificar corte de energia elétrica

A lei estadual não pode definir prazo para que as empresas concessionárias notifiquem o consumidor de que a energia...