TRT-7 adere a acordo para compartilhar sistema “Pangea” de pesquisa de precedentes

TRT-7 adere a acordo para compartilhar sistema “Pangea” de pesquisa de precedentes

A Justiça do Trabalho do Ceará celebrou o Acordo de Cooperação Técnica com o TRT da 4ª Região (RS) em setembro deste ano. O objetivo da parceria é o compartilhamento da ferramenta “Pangea +”. Trata-se de plataforma de acesso a precedentes qualificados no âmbito da Justiça do Trabalho, assim como do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça.

Os presidentes do TRT da 7ª Região (CE), Durval César de Vasconcelos Maia, e da 4ª Região (RS), Francisco Rossal de Araújo, formalizaram o termo de adesão ao Acordo de Cooperação Técnica TRT4 nº 05/2023, em que também participam os TRT’s da 2ª, 5ª e 24ª Regiões.

Implantação no TRT do Ceará

A utilização da ferramenta representa demanda do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (NUGEPNAC), bem como do juiz coordenador do Núcleo, Germano Silveira de Siqueira. Ele é juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de Fortaleza. De acordo com o requerimento para utilização do sistema, a nova ferramenta vai impactar, de forma positiva, o trabalho de todas as unidades judiciárias do Tribunal.

A Secretaria-Geral Judiciária e a Divisão de Gestão de Precedentes, em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), adotarão as providências necessárias para a implantação do sistema no Regional cearense. Estão previstos a criação de ambiente virtual no Portal do TRT-7, capacitação da equipe e treinamento dos usuários. Posteriormente, ocorrerá o lançamento oficial da plataforma com a apresentação do sistema a magistrados e a servidores.

Sistema Pangea+

Desenvolvida pelo TRT da 4ª Região (RS), a ferramenta Pangea+ tem o objetivo de facilitar a pesquisa de precedentes qualificados nacionais e regionais do Judiciário Trabalhista. A plataforma conta com mecanismo de busca intuitivo. As pesquisas são feitas a partir de vários critérios, que podem ser individualmente selecionados pelo operador ou delegados à tecnologia programada no sistema.

O Pangea oferece um meio rápido de pesquisar os instrumentos de uniformização jurisprudencial do Judiciário Trabalhista, facilitando a atuação de operadores do direito e valorizando a aplicabilidade dos precedentes em prol da segurança jurídica e da eficiência na atividade jurisdicional.

Com informações do TRT-7

Leia mais

TJAM anula prisão preventiva decretada de ofício sem pedido do Ministério Público

A Justiça do Amazonas considerou ilegal a prisão preventiva decretada de ofício, sem pedido do Ministério Público, por violar a Súmula 676 do STJ...

TRT do Amazonas fixa que é possível cobrar honorários em processo individual sobre ação coletiva

O Tribunal do Trabalho do Amazonas entendeu que o pedido feito individualmente após sentença coletiva é um novo processo, o que permite pagar advogado...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Lula sanciona lei torna permanente a Política Nacional Aldir Blanc

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (2), o projeto de lei 363/2025, que torna a...

Crise no INSS leva à demissão de Carlos Lupi, Governo anuncia sucessor

O ministro Carlos Lupi pediu demissão do Ministério da Previdência Social nesta sexta-feira, 2 de maio de 2025, em...

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Os locais de aplicação das provas do concurso público do Ministério Público da União (MPU) no próximo domingo (4) já...

Comissão aprova integração de saúde e assistência social em instituições de longa permanência para idosos

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou proposta que prevê a integração dos serviços oferecidos em...