Semana Nacional dos Juizados: TJAM realiza atendimentos da Justiça Itinerante e palestras

Semana Nacional dos Juizados: TJAM realiza atendimentos da Justiça Itinerante e palestras

A “II Semana Nacional dos Juizados Especiais” começou nesta segunda-feira (02/06) e segue até sexta-feira (06/06), com atendimento pelo Núcleo da Justiça Itinerante em locais como o Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, próximo ao Terminal de Ônibus 4 (T4), no bairro Cidade de Deus, zona Leste de Manaus, das 8h às 14h. Outro destaque na programação será o Ciclo de Palestra, que acontecerá na terça-feira (03), no auditório do TJAM, no Aleixo.

O atendimento da Justiça Itinerante – que será ofertado ao público no Shopping Phelippe Daou, das 8h às 14h, de segunda a sexta – é voltado a pessoas consideradas carentes, em causas de competência dos Juizados Especiais, como relações de consumo, no valor de até 20 salários-mínimos; assuntos da área de família, como divórcio, reconhecimento de paternidade e alimentos; entre outras.

Os documentos necessários para atendimento na Justiça Itinerante são: RG, CPF, comprovante de residência, certidão de casamento, certidão de nascimento, comprovante de conta bancária, conforme o assunto a ser analisado.

Durante a semana as equipes dos Juizados Especiais também farão atendimento ao público no Posto de Fiscalização e Autorização de Viagens do Juizado da Infância e da Juventude Infracional, localizado no 2º piso do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde o atendimento ocorrerá das 13h às 20h, e das 23h às 4h.

No aeroporto, será possível esclarecer questões como conflitos entre empresas aéreas e passageiros, com a realização de atermação de ação judicial, se for necessário.

As atividades fazem parte da programação organizada pela Coordenadoria-Geral dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, com participação de magistrados, servidores, estagiários, advogados que atuam nas causas, pessoas que são partes nos processos e demais interessados.

Ciclo de palestras

Na terça-feira (03), a partir das 8h30, no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus F. Lopes (Anexo à Sede do Tribunal, no Aleixo), acontece o ciclo de palestras organizado pela Coordenadoria-Geral dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam). As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas por meio do link: https://esmam.tjam.jus.br/moodle_esmam/?

A primeira palestra abordará o tema: “Combate à Litigância Predatória”, proferida pela juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJ/MT), Patrícia Ceni; a segunda, trará o tema “Nova Lei de Usura e Juros”, e será proferida pela juíza de direito do TJAM, Nayara de Lima Moreira Antunes. “Liberdade de Imprensa e Dano Moral” será o assunto da terceira palestra, proferida pelo juiz de direito do TJAM. Diego Martinez Fervenza Cantoário. A programação será concluída com palestra do juiz Igor Campagnolli e da advogada Juliana Campagnolli, que trarão uma “Aula Prática de Redação Jurídica com Uso da Inteligência Artificial Generativa”.

Audiências de conciliação

Também como parte da programação da “II Semana Nacional dos Juizados Especiais”, o Tribunal de Justiça do Amazonas organizou um mutirão de audiências de conciliação, com 1.500 processos em pauta. Realizado em parceria com o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc/TJAM), o mutirão teve início antecipadamente, no último dia 26/05 e prossegue durante toda a próxima semana, no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis.

Fonte: TJAM

Leia mais

Tendo o banco apenas realizado a compensação do débito de seguro, deve ser excluído da lide, fixa Justiça

De acordo com a decisão, se o Banco apenas realizou a compensação de um débito anteriormente autorizado, não tendo qualquer ingerência sobre os fatos...

STF considera incabível Reclamação de militar contra cobrança previdenciária sobre proventos integrais

O Supremo Tribunal Federal considerou inadequada a Reclamação Constitucional ajuizada por um policial militar reformado do Amazonas contra decisão judicial que manteve a cobrança...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Mulher será indenizada em R$ 2 mil por corte excessivo de cabelo durante exame toxicológico

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) determinou que uma clínica indenize uma mulher em...

Justiça mantém justa causa de motorista que bebeu no intervalo

A 3ª Turma do TRT da 2ª Região manteve sentença que confirmou justa causa de motorista de transporte coletivo...

Moraes determina preservação integral de provas sobre megaoperação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, em decisão publicada nesse domingo (2), a preservação...

Justiça de SC condena grupo por esquema milionário de sonegação de ICMS no setor de bebidas

O 1º juízo da Vara Estadual de Organizações Criminosas condenou cinco integrantes de um grupo empresarial responsável por esquema...