Em Novo Aripuanã, Justiça realiza audiência com sete denunciados por tentativa de furto em banco

Em Novo Aripuanã, Justiça realiza audiência com sete denunciados por tentativa de furto em banco

A Vara Única da Comarca de Novo Aripuanã (distante 225 quilômetros de Manaus) realizou na última quinta-feira (21/07), a audiência de instrução que tem como réus Alzemir Campos do Nascimento, Rafael Nobres da Silva Paiva, Ricardo Nobre Paiva, Thiago da Silva Alves, Uellinton Gasparetto, Marlon Andrade Melo e Luciano Palheta Ferreira. Eles são acusados de furto qualificado, concurso de pessoas, tentativa de homicídio qualificado e uso de documentos falsos. Conforme os autos, o crime ocorreu na madrugada de 23 de janeiro de 2022, durante uma tentativa de furto a uma agência bancária, localizada na Rua 19 de dezembro, no centro de Novo Aripuanã.

A audiência de instrução e julgamento, presidida pelo juiz de direito Rosberg de Souza Crozara, foi realizada no modo híbrido – com algumas pessoas, inclusive os réus e seus respectivos advogados, participando por videoconferência e outras presentes no fórum da comarca. Os trabalhos foram iniciados às 8h30 e encerrando às 18h30. O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) esteve representado pela promotora de justiça Jarla Ferraz Brito. Os cinco advogados de defesa participaram da audiência no modo virtual.

Durante a audiência foram ouvidas dez testemunhas de acusação arroladas pelo Ministério Público e duas testemunhas de defesa. Também ocorreu o interrogatório dos sete réus. Ao final da audiência o magistrado deferiu o pedido do Ministério Público, concedendo o prazo de 24 horas, para a manifestação do órgão sobre diligências finais. Decorridas as 24 horas, abre-se prazo comum, pelo mesmo tempo, para as defesas se manifestarem. Havendo requerimentos, os autos ficam conclusos para deliberação. Não havendo, renova-se o prazo de cinco dias para o Ministério Público apresentar as alegações finais e, em seguida, o mesmo prazo comum para as defesas.

O crime

No dia 23 de janeiro de 2022, por volta de 00h10, na Rua 19 de dezembro, localizada no Centro de Novo Aripuanã, o gerente ad agência bancária recebeu uma ligação do sistema de segurança do banco avisando que havia homens no interior da agência e que estavam serrando as grades da porta de entrada da tesouraria.

Após o envio de uma guarnição da Polícia Militar de Novo Aripuanã até o local, os homens que estavam no interior de um veículo começaram a disparar tiros contra a polícia, momento em que alguns deles conseguiram fugir do local, outros se jogaram no rio. A partir de então, iniciou-se uma operação capitaneada pela Polícia de Novo Aripuanã a qual solicitou reforços para a Polícia de Apuí a fim de se criar um cerco e impedir a fuga dos suspeitos.

Horas depois das buscas, os homens foram localizados no KM 116, da Estrada Nova de Novo Aripuanã, em um veículo. Com eles a polícia encontrou três carregadores de pistola 9mm, mochilas padrão militar, dinheiro em espécie, um laser adaptável de pistola, alimentação enlatada e farofa, momento em que, segundo os autos, confessaram a participação no crime.

Ação Penal n.º 0600205-50.2022.8.04.6200

Fonte: Asscom TJAM

Leia mais

STJ pede informações sobre Júri realizado de forma remota pela Justiça do Amazonas

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, nos autos de habeas corpus impetrado em favor de um réu condenado pela prática de homicídio qualificado...

Empresa obtém na justiça direito de recolher tributo em regime especial

As Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas julgaram recurso de empresa, decidindo pelo reconhecimento de seu direito à tributação, em regime especial,...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STJ pede informações sobre Júri realizado de forma remota pela Justiça do Amazonas

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, nos autos de habeas corpus impetrado em favor de um réu condenado...

CNJ aprova propostas para depoimento de crianças sobre alienação parental

O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou o ato normativo que institui o Protocolo para o Depoimento...

TRF1 mantém suspenso auxílio-invalidez de militar com HIV sem necessidade de cuidados permanentes

A 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), à unanimidade, manteve a sentença que determinou a...

Planos de saúde têm 10 dias para analisar pedidos de procedimento em casos de internação eletiva

A 10ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negou, de forma unânime, a apelação de uma...