A superação de jurisprudência penal na ótica de julgado do Tribunal do Amazonas

A superação de jurisprudência penal na ótica de julgado do Tribunal do Amazonas

A Segunda Câmara Criminal do TJAM ao julgar recurso de apelação proposto por Paulo Lúcio, reconheceu a favor do apelante a circunstância de que teria confessado espontaneamente a autoria do crime. Desde os 11 anos de idade, a enteada do acusado sofreu abusos sexuais do padrasto- sendo vitima de estupro de vulnerável- na forma do artigo 217-A do Código Penal. O apelo manteve a condenação inalterável, mas se reconheceu que o acusado havia confessado o crime perante a autoridade policial- e, dentro desse contexto, do total da condenação, 13 anos e 9 meses, diminuiu-se a fração, sendo fixada em 13 anos de reclusão. O Ministério Público embargou o acórdão fundamentando que o acusado havia se retratado, em juízo, da confissão, e que não deveria ser emprestado valor jurídico ao ato. O recurso do Ministério Público foi negado. Foi Relatora Mirza Telma de Oliveira. 

A confissão está descrita na legislação como circunstância que atenua a pena, embora não possa reduzi-la aquém do mínimo legal. A tese do Ministério Público foi a de que não caberia, na espécie o reconhecimento da atenuante da confissão espontânea, nos termos de entendimento vinculante do Superior Tribunal de Justiça. 

Segundo o parquet estadual “quando a confissão for utilizada para a formação do convencimento do julgador, o réu fará jus à atenuante prevista no artigo 65, III, d, do Código Penal”. Cuidar-se-ia de entendimento com efeito vinculante do STJ, nos termos do inciso IV do artigo 927, do Código de Processo Civil. 

Embora o juízo recorrido não tenha reconhecido a atenuante da confissão, a decisão colegiada entendeu por reconhecê-la. Não teria, segundo a acusação, qualquer referência no acórdão sobre a citada jurisprudência do STJ e tampouco acerca de razões específicas de distinção (distinguishing) ou superação ( overruling) da ementa sumular. Daí a razão dos embargos. 

Diversamente do alegado, o TJAM, fundamentando a decisão aos embargos, deliberou que, se o acusado confessou o crime perante a autoridade policial, tal confissão deve ser reconhecida para atenuar a pena do condenado. O juízo de piso, ao analisar referida circunstância, apenas aludiu que “não incidem circunstâncias atenuantes e agravantes”. Logo, restou sem motivação o não uso da circunstância atenuante. Se houve retratação dessa confissão, o juízo recorrido deveria ter analisado a hipótese e não o fez. Então, o ‘distinguishing’  foi devidamente fundamentado e utilizado pelo Tribunal – consistente em que o acusado confessou o crime perante a autoridade policial – e a pena foi diminuída em 9 meses.

A confissão foi voluntária e perante a autoridade, logo, associado aos outros fundamentos ocorreu o distinguishing – o dever de distinção do magistrado, no caso concreto que está sendo julgado diferentemente da jurisprudência apontada nos autos.

Quanto ao overruling– a obrigação do magistrado, ao julgar o caso em concreto, mostrar a superação daquela jurisprudência apontada, no caso pela tese da acusação, o Tribunal, no julgamento,  adotou  tese diversa, e em harmonia com outros tribunais, a de que a confissão de quem colabora com a autoridade policial se constitua  em circunstância atenuante. 

Processo nº 4002805-98.2022.8.04.0000

Leia o acórdão:

AUTOS Nº 4002805-98.2022.8.04.0000. ÓRGÃO JULGADOR: SEGUNDA CÂMARA CRIMINAL. RELATORA: DESEMBARGADORA MIRZA TELMA DE OLIVEIRA CUNHA CLASSE: PETIÇÃO CRIMINAL. EMENTA: DIREITO PROCESSUAL CRIMINAL. EMBARGOS DE  DECLARAÇÃO. INEXISTÊNCIA DE OMISSÃO. INSTITUTOS DO DISTINGUISHING E DO OVERRULING. OBSERVADOS POR OCASIÃO DO ACÓRDÃO QUE RECONHECEU CIRCUNSTÂNCIA ATENUANTE DA CONFISSÃO. EMBARGOS CONHECIDOS E NÃO ACOLHIDOS. – Em sede de embargos declaratórios somente se verifica a omissão de acórdão quando este deixa de tratar de matéria relevante para a resolução do mérito; – Não se nota a presença de qualquer omissão no acórdão embargado; – O instituto do distinguishing nada mais é do que o dever de distinção do magistrado no caso concreto que esta sendo julgado diferentemente da jurisprudência apontada pela defesa e/ou acusação. No presente caso, tal instituto fora analisado no acórdão ora guerreado que reconheceu a confissão do Apelante, ora Embargado, perante autoridade policial e portanto, tal confissão deve ser reconhecida para atenuar a pena base aplicada ao Embargado; – Por outro lado, o overruling, é a obrigação do magistrado, ao julgar o caso em concreto, mostrar a superação daquela jurisprudência apontada pela tese defensiva ou acusatória, como é o presente caso, mostrar onde, quando e como houve superação, seja por alguma revogação, súmulas ou mesmo a superação do entendimento pelos Tribunais Superiores. No caso em análise, restou comprovado que o acórdão desta câmara acompanhou posicionamentos de outros tribunais, os quais reconhecem que deve ser reconhecida a circunstância atenuante da confissão quando o agente colabora com autoridade policial; – Pedido de pronunciamento acerca de assunto que já foi objeto de manifestação desta corte, configura má utilização dos embargos, considerando que estes não se prestam a rediscussão de matéria já analisada.

 

Leia mais

Poluição Sonora indicada como crime deve ser apurada se não extinto o direito de punir do Estado

A absolvição sumária prevista no artigo 397 do Código de Processo Penal ocorre apenas em casos de evidente atipicidade da conduta, causas excludentes da...

Readequação de voo, ainda que justificado, deve dar ao passageiro opção de reembolso

A necessidade de reestruturação da malha das empresas de navegação aérea  não as exime de suas responsabilidades legais. Com essa razão jurídica, o Desembargador...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Plano de Saude indenizará idoso em R$ 10 mil por romper contrato

É irregular o rompimento de contrato unilateral por operadora de plano de saúde sem justificativas que estejam explícitas em...

TJSP mantém decisão que proibe venda de bebida alcóolica em rodovia estadual

A 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça manteve decisão da Vara da Fazenda Pública de Araçatuba,...

Mulher que simulava consultas para receber reembolso médico é condenada por estelionato

A 9ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 1ª Vara Criminal...

Poluição Sonora indicada como crime deve ser apurada se não extinto o direito de punir do Estado

A absolvição sumária prevista no artigo 397 do Código de Processo Penal ocorre apenas em casos de evidente atipicidade...