Ministério Público e TJAM discutem migração de processos judiciais para o sistema Projudi

Ministério Público e TJAM discutem migração de processos judiciais para o sistema Projudi

Em reunião técnica com representantes dos dois órgãos, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) deram início a um alinhamento em prol da interoperabilidade entre os sistemas SAJ-MP, utilizado pelo parquet, e o Projudi (Processo Judicial Digital), adotado pelo TJAM. O encontro, ocorrido na sede do Tribunal, no bairro Aleixo, na última semana, foi fundamental para garantir que a integração tecnológica entre os dois sistemas minimize impactos no trabalho diário das instituições.

O MP seguirá utilizando o SAJ-MP, sistema já consolidado e adaptado as suas necessidades operacionais, enquanto o TJAM está implementando o Projudi em suas unidades judiciais. Para assegurar a comunicação eficaz entre os dois sistemas, a reunião abordou funcionalidades que o Projudi ainda precisa desenvolver, atendendo a demandas específicas.

A promotora de Justiça Cley Barbosa Martins, coordenadora do Grupo Gestor SAJ-MP, destacou que essa integração é essencial para manter o fluxo de trabalho eficiente. “Não haverá mudanças na interface que utilizamos no SAJ-MP, mas será necessário aparar algumas arestas técnicas para que os sistemas se comuniquem de forma integrada. Já estamos funcionando com essa comunicação, mas precisamos garantir que ela se aperfeiçoe constantemente para evitar prejuízos no atendimento à sociedade”, explicou.

A importância do alinhamento

Além da promotora de Justiça Cley Martins, participaram da reunião o desembargador Délcio Santos, o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TJAM, Breno Corado, e técnicos das áreas de TI de ambas as instituições, como Sebastião Monteiro, Eudo de Lima Assis Júnior e Leandro Viana Meneguini.

O desembargador Délcio Santos enfatizou o papel fundamental do diálogo interinstitucional. “Esses encontros são fundamentais para discutirmos soluções viáveis e alinharmos estratégias que assegurem o uso adequado do sistema. O compromisso do TJAM com essa integração é um reflexo do nosso esforço em garantir uma transição eficiente”, afirmou.

Próximos passos

A integração entre os sistemas SAJ-MP e Projudi já está em funcionamento, mas outras reuniões estão previstas para que as equipes de tecnologia dos dois órgãos possam monitorar o progresso e solucionar eventuais demandas técnicas.

Leia mais

Caso Djidja: Juíza rejeita excesso de prazo em processo que apura tráfico de drogas e mantém prisões

A juíza Roseane do Vale Cavalcante Jacinto rejeitou preliminares de nulidade em processo que apura tráfico de drogas, afastando alegações de quebra da cadeia...

Convênio fora do conceito de ação social não autoriza liberação de recursos em plantão judicial

O regime de plantão judicial não se presta à superação de restrições administrativas ordinárias nem à liberação excepcional de recursos públicos fora das hipóteses...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Caso Djidja: Juíza rejeita excesso de prazo em processo que apura tráfico de drogas e mantém prisões

A juíza Roseane do Vale Cavalcante Jacinto rejeitou preliminares de nulidade em processo que apura tráfico de drogas, afastando...

Basta que seja virtual: crime sexual contra criança se configura sem presença física, diz STJ

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça firmou entendimento de que o crime de satisfação de lascívia na...

8 de Janeiro: risco de fuga embasou decisão de Moraes para decretar prisões

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decretou a prisão domiciliar de dez condenados pelos atos de...

Banco Central vê ataque institucional após liquidação do Master e pede esclarecimentos ao STF

O Banco Central do Brasil passou a avaliar internamente que sua atuação na liquidação do Banco Master vem sendo...