Ministério Público e TJAM discutem migração de processos judiciais para o sistema Projudi

Ministério Público e TJAM discutem migração de processos judiciais para o sistema Projudi

Em reunião técnica com representantes dos dois órgãos, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) deram início a um alinhamento em prol da interoperabilidade entre os sistemas SAJ-MP, utilizado pelo parquet, e o Projudi (Processo Judicial Digital), adotado pelo TJAM. O encontro, ocorrido na sede do Tribunal, no bairro Aleixo, na última semana, foi fundamental para garantir que a integração tecnológica entre os dois sistemas minimize impactos no trabalho diário das instituições.

O MP seguirá utilizando o SAJ-MP, sistema já consolidado e adaptado as suas necessidades operacionais, enquanto o TJAM está implementando o Projudi em suas unidades judiciais. Para assegurar a comunicação eficaz entre os dois sistemas, a reunião abordou funcionalidades que o Projudi ainda precisa desenvolver, atendendo a demandas específicas.

A promotora de Justiça Cley Barbosa Martins, coordenadora do Grupo Gestor SAJ-MP, destacou que essa integração é essencial para manter o fluxo de trabalho eficiente. “Não haverá mudanças na interface que utilizamos no SAJ-MP, mas será necessário aparar algumas arestas técnicas para que os sistemas se comuniquem de forma integrada. Já estamos funcionando com essa comunicação, mas precisamos garantir que ela se aperfeiçoe constantemente para evitar prejuízos no atendimento à sociedade”, explicou.

A importância do alinhamento

Além da promotora de Justiça Cley Martins, participaram da reunião o desembargador Délcio Santos, o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TJAM, Breno Corado, e técnicos das áreas de TI de ambas as instituições, como Sebastião Monteiro, Eudo de Lima Assis Júnior e Leandro Viana Meneguini.

O desembargador Délcio Santos enfatizou o papel fundamental do diálogo interinstitucional. “Esses encontros são fundamentais para discutirmos soluções viáveis e alinharmos estratégias que assegurem o uso adequado do sistema. O compromisso do TJAM com essa integração é um reflexo do nosso esforço em garantir uma transição eficiente”, afirmou.

Próximos passos

A integração entre os sistemas SAJ-MP e Projudi já está em funcionamento, mas outras reuniões estão previstas para que as equipes de tecnologia dos dois órgãos possam monitorar o progresso e solucionar eventuais demandas técnicas.

Leia mais

Fachin nega HC e valida reconhecimento fotográfico em processo da chacina do Compaj

Decisão do Ministro Edson Fachin, do STF, inadmitiu o pedido no recurso ordinário em habeas corpus requerido pela defesa de Marcelo Frederico Laborda Júnior,...

STF afasta, mais uma vez, responsabilidade do Amazonas por dívidas de terceirizados

Decisão do ministro Flávio Dino reafirma precedentes da ADC 16 e dos Temas 246 e 1.118, ao fixar que a Administração só responde se...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Motorista embriagado e sem CNH é condenado após bater em carro da polícia

A 1ª Vara Criminal de Ceilândia condenou um servente de pedreiro a seis meses de detenção em regime aberto...

Guitarrista obtém reconhecimento de vínculo de emprego com vocalista de banda

A 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) reconheceu o vínculo de emprego entre um...

Justiça eleva condenação de multinacionais por roubo e violência sofridos por trabalhador

A 15ª Turma do TRT da 2ª Região, por unanimidade de votos, modificou sentença e elevou de R$ 20...

Motorista de ônibus receberá hora integral por intervalo de apenas 20 minutos

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Via BH Coletivos Ltda., de Belo Horizonte (MG), a...