União recorre de condenação apontando culpa de Município por suspensão de Bolsa Família

União recorre de condenação apontando culpa de Município por suspensão de Bolsa Família

A União Federal recorreu de sentença da Justiça Federal no Amazonas que a condenou ao pagamento de parcelas retroativas do Programa Bolsa Família, e defende, no recurso, que a gestão municipal do Cadastro Único — de responsabilidade do Município de Manaus — foi determinante para a suspensão do benefício e, por consequência, para o indeferimento da reativação.

Segundo a União, a condenação não considerou que cabe ao ente municipal a execução direta das rotinas de cadastramento e atualização do CadÚnico, que constitui a base para a concessão de benefícios assistenciais como o Bolsa Família.

A tese recursal está fundamentada no Decreto nº 11.016/2022, que atribui aos municípios a responsabilidade por identificar, incluir, excluir e manter atualizados os registros das famílias em situação de vulnerabilidade social.

A controvérsia teve origem na suspensão de um benefício em decorrência da Averiguação Cadastral Unipessoal, procedimento que identifica inconsistências em registros de famílias compostas por apenas um integrante. Para que o benefício fosse reativado, era exigida uma nova atualização cadastral com apresentação de documentos ao gestor municipal — o que, segundo a União, não ocorreu no prazo estabelecido pelas normas federais.

Na visão do ente federal, a ausência de atuação tempestiva da gestão municipal inviabilizou a manutenção do benefício, não sendo razoável imputar à União a obrigação de arcar com parcelas retroativas. Com isso, o recurso requer: o reconhecimento da legitimidade passiva do Município de Manaus, para que ele integre o processo; e a reversão da condenação ao pagamento de valores retroativos, sob o argumento de que não houve omissão da União, mas falha na atuação local.

A demanda judicial reacende o debate sobre os limites da responsabilidade dos entes federativos na execução descentralizada de políticas públicas, como é o caso do Bolsa Família. Embora os recursos financeiros e os critérios de elegibilidade sejam definidos pela União, a implementação prática depende da atuação dos municípios, que operam a base cadastral e são responsáveis pela checagem de dados e triagem de beneficiários.

O recurso será analisado pela Turma Recursal da Justiça Federal no Amazonas, que decidirá se houve, de fato, omissão da União ou se a responsabilização deve recair sobre o Município de Manaus.

PROCESSO: 1042854-24.2023.4.01.3200

Leia mais

União recorre de condenação apontando culpa de Município por suspensão de Bolsa Família

A União Federal recorreu de sentença da Justiça Federal no Amazonas que a condenou ao pagamento de parcelas retroativas do Programa Bolsa Família, e...

Juiz manda reclassificar candidato após anular questão discursiva em concurso da PMAM

Com decisão do Juiz Gonçalo Brandão de Souza, o Juizado Especial da Fazenda Pública acolheu pedido de um candidato do concurso público regido pelo Edital...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TJMG condena mulher que passou trote para Samu

Uma mulher que passou um trote telefônico a uma central de atendimento do Samu foi condenada pela 7ª Câmara...

Ladrão entrou no INSS no governo Bolsonaro, diz ministro no Senado

Convidado para dar explicações no Senado sobre a fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o novo...

Moraes será o relator de ação da Câmara sobre caso Ramagem

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido para relatar a ação da Câmara dos...

STF acolhe manifestação da Câmara sobre emendas, mas reforça necessidade de transparência

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou os argumentos apresentados pela Câmara dos Deputados e pelo...