TJAM lança podcast “Papo Legal” com foco em temas de interesse público

TJAM lança podcast “Papo Legal” com foco em temas de interesse público

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) lançou o podcast “Papo Legal”, um projeto que visa a ampliar o acesso à informação jurídica e fomentar discussões sobre temas relevantes para a sociedade. O primeiro episódio, lançado no dia 18 de março, abordou a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reunindo especialistas para um debate sobre a importância da legislação, seus desafios e impactos na administração pública e no setor privado.

Participam do episódio inaugural o juiz Igor Campagnoli, presidente da Rede Amazonense de Proteção de Dados; Aldo Evangelista, gestor de Proteção de Dados da OAB/AM; e Emerson Silva, encarregado da LGPD da Processamento de Dados Amazonas S. A. (Prodam), com apresentação da jornalista Amanda Bulcão, que integra a equipe da Assessoria de Comunicação Social do TJAM.

Os convidados compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre a implementação da LGPD, destacando a necessidade de adequação das instituições às normativas vigentes e os desafios enfrentados na garantia da segurança da informação.

O juiz Igor Campagnolli afirmou a importância da iniciativa. “O Judiciário presta um serviço primordial e é fundamental que a sociedade entenda seus direitos e como a Justiça atua, assim, aproximando o Tribunal cada vez mais do jurisdicionado”, destacou o juiz Igor.

A discussão também abordou boas práticas para a proteção de dados, o papel do Poder Judiciário na fiscalização do cumprimento da lei e a conscientização da população acerca dos seus direitos. ‘’A OAB/AM também é fundamental nesse papel de explicar e alertar a população sobre as fraudes nesse âmbito digital. É quase um trabalho educativo mesmo. São novas tecnologias, muitas informações, então ajudamos a esclarecer isso’’, explicou o advogado Aldo Evangelista.

O encarregado da LGPD da Prodam, Emerson Silva, complementou: “Saber o que são esses dados e como guardá-los é o primeiro passo. Não deixar para livre acesso o RG, CPF, endereço, até o tipo sanguíneo, e sempre questionar onde esses dados serão utilizados”.

Para a diretora da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Amazonas, jornalista Acyane do Valle, o podcast, além de cumprir uma função educativa, reforça o compromisso da instituição com a transparência e a disseminação de conteúdos jurídicos de interesse público. “O ‘Papo Legal’ chega com uma proposta renovada, trazendo informações sobre temas que impactam diretamente a vida da população. A cada episódio, teremos especialistas de diferentes áreas para discutir uma temática. Este ano começamos com a LGPD, e os convidados conversam sobre situações do dia a dia, como o cidadão pode proteger seus dados, com dicas práticas e simples e nós precisamos ter essas informações, porque a tecnologia da Informação não para no tempo. Vale à pena acompanhar”, avalia.

O episódio de estreia já está disponível no canal do TJAM no YouTube e nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts. Para mais informações e atualizações, os interessados podem acompanhar os canais oficiais do Tribunal de Justiça do Amazonas.

A gravação ocorreu no Centro Administrativo José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à Sede do TJAM, localizado na Avenida André Araújo, no bairro Aleixo. O podcast “Papo Legal” terá periodicidade mensal e contará com a participação de magistrados, servidores e especialistas para debater temas jurídicos relevantes.

Leia mais

Justiça afasta postergações injustificadas e fixa data limite para retirada de flutuantes no Tarumã-Açu

A decisão prevê a suspensão de repasses de recursos ambientais ao Estado e ao Município até o efetivo cumprimento da sentença transitada em julgado. A...

Revelia não substitui prova técnica em ações revisionais de juros bancários, decide Câmara Cível

A ausência de contestação do banco não garante ao consumidor o direito automático à revisão contratual. Com esse entendimento, o Tribunal de Justiça do...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça afasta postergações injustificadas e fixa data limite para retirada de flutuantes no Tarumã-Açu

A decisão prevê a suspensão de repasses de recursos ambientais ao Estado e ao Município até o efetivo cumprimento...

TJAC: Abatimento de pena pode ter redução declarada por doação de sangue

Juízo da Vara de Proteção à Mulher e Execuções Penais de Cruzeiro do Sul, do Tribunal de Justiça do...

Confissão espontânea atenua pena mesmo sem fundamentar condenação, reafirma STJ

A atenuante da confissão espontânea pode ser reconhecida na dosimetria da pena ainda que não tenha sido utilizada pelo...

Revelia não substitui prova técnica em ações revisionais de juros bancários, decide Câmara Cível

A ausência de contestação do banco não garante ao consumidor o direito automático à revisão contratual. Com esse entendimento,...