TJAM convoca candidatos aprovados para o curso de formação inicial de juízes leigos

TJAM convoca candidatos aprovados para o curso de formação inicial de juízes leigos

A Comissão do Processo Seletivo para Juízes Leigos, no âmbito dos Juizados Especiais do Judiciário do Amazonas, divulgou a Portaria n.º 09/2025, que regulamenta o curso de formação de 23 candidatos chamados para esta fase, a ser realizado pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam).

O curso começará no dia 22/04 (terça-feira), às 13h30, com aula magna presencial no auditório do Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, anexo à Sede do TJAM, no Aleixo, quando também ocorrerá a escolha das unidades em que os juízes leigos desempenharão suas atividades.

A formação será de 40 horas-aula, com uma parte teórica de 30 horas-aula e uma parte prática de dez horas-aula, conforme previsto no cronograma de aulas anexo à portaria, que informa sobre as datas de aulas de forma remota, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Esmam, e de atividades presenciais.

Durante a parte teórica do curso serão abordados temas como: Juizados Especiais – Noções Gerais; Direito do Consumidor, Direito Civil, Direito Penal, Direito Administrativo e/ou Constitucional aplicado aos Juizados Especiais; Ética e Linguagem Simples; Jurisprudência das Turmas Recursais, Turmas de Uniformização e Tribunais Superiores; Técnicas de Conciliação; Audiência de instrução; e Técnica de Sentença Aplicada ao Sistema do Juizado Especial.

E na parte prática haverá abordagem sobre a assistência a audiências dos Juizados Especiais, presenciais, virtuais ou simuladas; além de debate e estudo dirigido sobre relatórios de observação de audiências.

O Anexo I da Portaria traz a lista dos candidatos chamados detalha o cronograma da formação, incluindo o período estabelecido para o comparecimento dos candidatos ao Setor Médico do TJAM (23 a 30/04/25).

Leia mais

Impugnação genérica não retira valor probatório de prints e áudios sem ata notarial, decide justiça do AM

A juíza Bárbara Folhadela Paulain, da 21ª Vara do Juizado Especial Cível de Manaus, reforçou entendimento consolidado nos tribunais brasileiros de que prints de...

Justiça condena homem que filmava adolescente, filha da ex, e fixa indenização em R$ 12 mil em Manaus

A 21ª Vara do Juizado Especial Cível de Manaus condenou um homem ao pagamento de R$ 12 mil por danos morais, após reconhecer a...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Paciente vai a óbito e operadora é condenada a pagar indenização

Uma decisão da 3ª Câmara Cível do TJRN manteve uma condenação, imposta a uma operadora de plano de saúde,...

Homem é condenado por aplicar golpe usando cédulas falsificadas

A 7ª Vara Federal de Porto Alegre condenou um homem por introduzir dezesseis cédulas falsas em circulação, no valor...

Tempo de benefício por incapacidade deve ser computado como especial mesmo sem retorno à atividade nociva

Na sexta-feira (15/8), a Turma Regional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região (TRU/JEFs) realizou sessão de...

Justa causa: Apostas em “Jogo do Tigrinho” no horário de trabalho justificam demissão de vendedora

A 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho reconheceu a validade da dispensa por justa causa de uma trabalhadora...