Presidente do TJAM prestigia a posse dos deputados eleitos para o mandato de 2023 a 2027, na Aleam

Presidente do TJAM prestigia a posse dos deputados eleitos para o mandato de 2023 a 2027, na Aleam

A presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, participou na manhã de quarta-feira (01/02) da sessão solene de posse dos 24 deputados da 20.ª Legislatura (2023/2027) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Na cerimônia, ocorrida no Plenário Ruy Araújo, na Sede do Legislativo Estadual, foram 14 deputados estaduais reeleitos e 10 que cumprirão o primeiro mandato. O desembargador Abraham Peixoto Campos Filho também compôs a Mesa de Autoridades da sessão solene, representando o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM).

“Viemos trazer os nossos votos de pleno êxito aos parlamentares que tomam posse nesta data, que é sempre um momento importante para a Democracia brasileira. Que todos possam desenvolver um trabalho profícuo contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento do nosso Estado e o atendimento das necessidades da população. Aproveito também para cumprimentar os membros da nova Mesa Diretora da Assembleia, em nome do seu presidente, o deputado Roberto Cidade, que foi reconduzido ao cargo. Reiteramos a disposição do Judiciário Estadual em trabalhar sempre de forma independente, mas sobretudo harmônica, com os demais Poderes”, afirmou a presidente do TJAM, Nélia Caminha Jorge.

Conforme os ritos regimentais da Aleam, a sessão solene de posse da nova legislatura foi presidida pelo parlamentar mais idoso do Legislativo Estadual, o deputado Adjuto Afonso (União Brasil). Coube a ele, em nome dos demais colegas, proferir o compromisso em “manter, defender e cumprir a Constituição da República e do Estado do Amazonas, e observar as leis, desempenhando com lealdade o mandato conferido pelo povo amazonense.” Em seguida, os deputados eleitos ou reeleitos nas eleições gerais de outubro do ano passado foram chamados nominalmente para assinar o termo de posse.

Escolha da Mesa Diretora

Após a posse dos eleitos, foi realizada a eleição da nova Mesa Diretora do Legislativo Estadual para o biênio 2023-2024. O deputado estadual Roberto Cidade (UB) foi aclamado como presidente. Parlamentar de segundo mandato, Cidade foi reconduzido ao cargo, por aclamação, uma vez que não houve chapa concorrente.

A Mesa Diretora da Aleam tem como primeiro vice-presidente o deputado Carlinhos Bessa (PV); na segunda vice-presidência, a deputada Alessandra Campêlo (PSC); e na terceira vice-presidência, o deputado Felipe Souza (Patriotas). O ouvidor é o deputado Sinésio Campos (PT).

A secretaria-geral da Casa será exercida pelo deputado João Luiz (Republicanos); o primeiro secretário é o deputado, Abdala Fraxe (Avante); a segunda secretária é a deputada Joana Darc (UB); o terceiro secretário é o deputado Cabo Maciel (PL); e o corregedor da Aleam é o deputado Dr. Gomes (PSC).

Com informações do TJAM

Leia mais

Abertura da prova oral do concurso para ingresso na magistratura do TJAM tem mudança de local

A Comissão Organizadora do Concurso Público para Ingresso na Magistratura do Tribunal de Justiça do Amazonas e a Fundação Getúlio Vargas divulgaram comunicado alterando...

Tribunal Pleno escolhe magistrados para vagas em Turmas Recursais do Amazonas

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas realizou na sessão desta terça-feira (9/12) a escolha de magistrados para preenchimento de vagas nas Turmas...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TRT-BA mantém justa causa de trabalhadora que gravou vídeo no TikTok reclamando da empresa

Uma ajudante de cozinha da Ebraz Exportadora Ltda. foi demitida por justa causa após gravar um vídeo reclamando do...

Senado aprova PEC do Marco Temporal para demarcação de terras indígenas

O Senado aprovou nesta terça-feira (9) a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/23 que estabelece a tese do...

TJ-SP mantém condenação de homem por transporte e maus-tratos de animais silvestres

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou decisão da Vara Única de...

Comissão aprova bloqueio de pagamentos ligados a jogos ilegais e pornografia infantil

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga instituições do sistema...