MPF e Semasc dialogam sobre direitos da população em situação de rua em Manaus

MPF e Semasc dialogam sobre direitos da população em situação de rua em Manaus

Como parte dos encontros promovidos pelo Ministério Público Federal (MPF) com representantes de órgãos estaduais e municipais na busca pela garantia dos direitos humanos, o MPF esteve reunido com a equipe da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), no último dia 24 de maio. O momento serviu para cobrar ações da pasta municipal em benefício da população em situação de rua.

Durante a reunião, o procurador regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), Thiago Coelho Sacchetto, enfatizou a necessidade inadiável do município de Manaus dar cumprimento às obrigações fixadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) previstas na Ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 976.

A ADPF 976 menciona obrigações como a efetivação de medidas que garantam a segurança pessoal e dos bens das pessoas em situação de rua dentro dos abrigos institucionais existentes; a realização periódica de mutirões da cidadania para a regularização de documentação, inscrição em cadastros governamentais e inclusão em políticas públicas; a proibição do recolhimento forçado de bens e pertences e do transporte compulsório de pessoas em situação de rua, entre outras.

Ele também mencionou a recomendação expedida pelo MPF para que o município de Manaus e o estado do Amazonas façam a adesão formal à Política Nacional para a População em Situação de Rua e a implementem de forma efetiva. De acordo com as recomendações, o governo federal publicou, em 2009, o Decreto nº 7.053, com o objetivo de garantir que a população de rua tenha acesso aos serviços que integram diversas políticas públicas, como as de saúde, educação, previdência e assistência social.

Reuniões – No início do mês, o MPF também promoveu uma reunião para discutir a temática junto à Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e à Secretaria de Segurança Pública (SSP). O procurador enfatizou que essas reuniões servem para instar os gestores públicos a incrementar a cooperação entre município, Estado e União Federal na execução das políticas públicas necessárias a essa população, que vive em situação de vulnerabilidade.

Com informações do MPF/AM

Leia mais

Justiça interdita delegacia de Envira por superlotação e insalubridade

A Justiça do Amazonas determinou a interdição da 66ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Envira e de seu anexo prisional, após constatar graves...

STJ mantém ação penal em curso contra réu que foi absolvido por estupro durante fuga de prisão

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve em curso uma ação penal por estupro de vulnerável que havia sido extinta em primeira instância com...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TCE-AM lança primeiro volume da Revista Científica 2025 durante comemorações pelos 75 anos da Corte

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) lança, nesta quarta-feira (5/11) às 9h30, o primeiro volume da Revista Científica...

Empresa de ônibus que tentou mudar local da ação é condenada por revelia

A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve a condenação da Viação Pirajuçara Ltda., de Embu das Artes...

Justiça interdita delegacia de Envira por superlotação e insalubridade

A Justiça do Amazonas determinou a interdição da 66ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Envira e de seu...

TRT-MS reconhece validade de justa causa de trabalhador que se recusou a usar EPI

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região manteve, por unanimidade, a demissão por justa causa...