DPE-AM instaura procedimento para monitorar oferta de exames PET-SCAN na rede pública de saúde

DPE-AM instaura procedimento para monitorar oferta de exames PET-SCAN na rede pública de saúde

PC foi aberto após o Núcleo de Defesa da Saúde receber denúncias informando a indisponibilidade do exame, mesmo diante de decisões judiciais favoráveis

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) instaurou um Procedimento Coletivo (PC) visando apurar, monitorar e acompanhar a oferta de exames PET-CT (PET-SCAN) no Estado do Amazonas, tendo em vista as denúncias de negativa de realização do exame pela rede pública e clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O procedimento instaurado pelo Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) considera, entre outros pontos, “as recorrentes denúncias e os relatos acerca da indisponibilidade do exame, mesmo diante de decisões judiciais favoráveis, e a ausência de resposta efetiva por parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), configurando possível violação dos direitos fundamentais à saúde”.

O PET SCAN é um exame que gera imagens detalhadas do interior do corpo. É indicado para o diagnóstico e acompanhamento do câncer, permitindo identificar a localização do tumor e avaliar se foi eliminado após o tratamento.

Inicialmente, a Defensoria Pública está requisitando informações junto à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), ao Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e também à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

“O Nudesa identificou a falha na oferta do exame aos paciente oncológicos da Fundação Hemoam e da Fundação Cecon. Temos diversas ações individuais de pacientes da FHemoam que buscaram a Defensoria Pública em razão da impossibilidade de realização do exame no local. Além disso, nas últimas semanas, identificamos uma crescente demanda de pacientes também da FCecon, local que tem o aparelho para realização do exame, mas não tem atendido a demanda”, conta o defensor o defensor público Arlindo Gonçalves, coordenador do Nudesa.

As instituições terão o prazo de 20 dias para responder questionamentos como: quais medidas estão sendo adotadas pela SES-AM para ampliar a oferta de exames PET-SCAN na rede pública e conveniada, com o objetivo de evitar o agravamento do estado de saúde de pacientes que aguardam esse exame; tempo médio de espera dos pacientes que aguardam pelo exame; e a relação de quantidade de pacientes oriundos do interior, especificados por município, para tratamento oncológico na fundação.

“Estamos requisitando informações, mas, de fato, já temos acompanhado a escassez da disponibilidade do serviço, o que motivou a instauração do procedimento”, conclui o defensor.

Fonte: DPEAM

Leia mais

Justiça suspende cursos superiores irregulares de faculdade no Amazonas

A Justiça Federal determinou que a Faculdade do Amazonas (Faam) interrompa a oferta de cursos superiores que não possuem autorização do Ministério da Educação...

STJ confirma indenização a compradora que teve imóvel vendido sem aviso em Manaus

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve, por decisão monocrática do Ministro Herman Benjamin, a condenação da incorporadora Incorpy Incorporações e Construções S/A ao...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Contra tese de improdutividade doméstica, juiz concede auxílio para diarista

Uma mulher do município de Imbaú, nos Campos Gerais do Paraná, que se mantém com trabalho de diarista, conquistou...

Consumidora será indenizada por comprar carro com defeito de revendedora

A inversão do ônus da prova, prevista no artigo 6º, inciso VIII, do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990),...

CNJ homologa resultado definitivo do 1.º Exame Nacional dos Cartórios

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) homologou, nessa sexta-feira (4/7), o resultado definitivo do 1.º Exame Nacional dos Cartórios...

Conselho de administração não pode obrigar bancária a manter registro no órgão

O Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA/RS) foi obrigado a efetivar o pedido de cancelamento...