Tribunal do Trabalho do Amazonas e de Roraima discute retomada de atividades presenciais

Tribunal do Trabalho do Amazonas e de Roraima discute retomada de atividades presenciais

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11), por meio do Programa Trabalho Seguro, realiza nesta quinta-feira (15/07), um Fórum de discussão sobre a retomada das atividades presenciais no Regional. O objetivo do evento é orientar e esclarecer questões relacionadas ao retorno dos magistrados, servidores e terceirizados aos trabalhos presenciais. O evento, voltado para o público interno, será virtual e acontecerá pela plataforma Zoom, a partir das 14h.

O Programa Trabalho Seguro (PTS) é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que visa à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Como tema de trabalho para o ano 2021, o Programa Trabalho Seguro escolheu: “A Construção do Trabalho Seguro e Decente em Tempos de Crise: prevenção de acidentes e doenças ocupacionais”. A desembargadora Márcia Nunes da Silva Bessa, corregedora e gestora nacional do Programa Trabalho Seguro, explica que a realização do fórum de discussão está entre as cinco metas balizadoras de trabalho enviadas aos gestores regionais pela ministra do TST Delaíde Alves Miranda Arantes, coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro. A meta 5 deliberada pelo Programa é: realizar e incentivar campanhas e ações para o retorno ao trabalho, de forma humanizada, após o isolamento dos magistrados e servidores.

Programação

O evento será aberto pela presidente do TRT-11, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, e terá participação da corregedora regional e gestora nacional do PTS desembargadora Márcia Bessa, dos gestores regionais do PTS, Juiz Mauro Augusto Ponce de Leão Braga e Juíza Sandra Mara Freitas Alves, AMATRA XI, SINTRA-AM e demais setores administrativos do Tribunal.

A diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT-11, Maria do Socorro Chaves de Sá Ribeiro, irá falar sobre o plano de retomada das atividades presenciais do Tribunal. Em seguida, a médica infectologista Michele de Oliveira abordará os dados epidemiológicos e as medidas de segurança para evitar a disseminação do vírus no âmbito do Regional.

O diretor geral em substituição do TRT-11, Rômulo Rogério Cyrino Barbosa, explicará como será feita a disponibilização de EPIs para o público interno, e como ocorrerá o controle do público externo a partir do dia 2 de agosto de 2021.

Dando seguimento ao evento, o juiz do trabalho Pedro Barreto Falcão Neto, diretor do Fórum Trabalhista de Manaus (FTM) em substituição, prestará informações quanto ao retorno presencial no referido Fórum; e o juiz do trabalho Gleydson Ney Silva da Rocha, diretor do Fórum Trabalhista de Boa Vista (FTBV), falará do retorno presencial na prédio da Justiça do Trabalho em Boa Vista.

Ainda como parte do Fórum, a psicóloga do TRT-11 Carolina Pinheiro falará sobre o tema “Ansiedade da volta e a desconstrução de medos”. O juiz do trabalho Mauro Augusto Ponce de Leão Braga, gestor regional do Programa Trabalho Seguro, juiz auxiliar da Presidência e sobrevivente da covid-19 fará o encerramento do evento.

Plano de retomada

O TRT-11 se encontra na segunda semana da primeira etapa do plano de retomada das atividades presenciais no âmbito do Regional, com o retorno de parte dos servidores e terceirizados, em horário reduzido e com rodízio de pessoal.

O retorno do atendimento ao público externo está previsto para acontecer no dia 2 de agosto de 2021 – terceira etapa do plano de retomada.

Fonte: TRT11

Leia mais

STJ: É de dez anos o prazo do condomínio para questionar na Justiça defeitos na estrutura do imóvel

Pedidos judiciais para obrigar a construtora a corrigir defeitos na estrutura do imóvel não estão sujeitos ao prazo decadencial de 90 dias previsto no...

Azul é condenada a indenizar passageiro por cancelamento de voo e horas de espera em Aeroporto

O atraso ou cancelamento de voo decorrente da reestruturação da malha aérea configura fortuito interno, não sendo apto a afastar a responsabilidade objetiva da...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Operação investiga emendas parlamentares e desvio de R$ 15 milhões

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal deflagraram nesta terça-feira (29) a Operação Korban. É para apurar...

Bancário não consegue reverter justa causa por desviar dinheiro de clientes

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve, por unanimidade, a demissão por justa causa de um ex-bancário...

Gerente de banco transferido quatro vezes em 29 anos não receberá adicional

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho absolveu o Banco Bradesco S.A. de pagar o adicional de transferência...

TJ-SP nega indenização à família de testemunha de Jeová que faleceu após fraturar o fêmur

A 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 1ª Vara Cível...