Presidente do Senado nomeia João Schoucair para vaga de conselheiro no CNJ

Presidente do Senado nomeia João Schoucair para vaga de conselheiro no CNJ

Promotor João Paulo Santos Schoucair durante a sabatina ocorrida no Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nomeou o promotor de justiça João Paulo Santos Schoucair para assumir o cargo de conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A nomeação de Schoucair foi publicada nesta quinta-feira (9/6) no Diário Oficial da União.

O CNJ é composto por quinze conselheiros com mandato de dois anos. São 9 magistrados, dois membros do Ministério Público, dois advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dois indicados pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

O nome de Schoucair foi indicado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e sua indicação já havia sido aprovada pelo Senado no dia 1 de junho. Ele ocupará vaga destinada a promotores de Justiça estaduais.

Durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o promotor se comprometeu a atuar de forma “equilibrada, cuidadosa, imparcial e independente”.

Também defendeu o diálogo institucional entre os três poderes e a busca de soluções de consenso que assegurem o respeito aos direitos fundamentais previstos na Constituição de 1988.

Schoucair é promotor de Justiça desde 2004 no Ministério Público da Bahia (MP-BA) e atualmente coordena o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e Investigações Especiais (GAECO).

Os conselheiros do CNJ são responsáveis por controlar a atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário, assim como o cumprimento dos deveres funcionais dos juízes.

Fonte: Conjur

Leia mais

É possível concessão de benefício previdenciário diverso do pedido, define TJAM

Em embargos de declaração aos quais se concedeu efeitos infringentes contra Acórdão que julgou Recurso de Apelação de Janira do Socorro de Azevedo Paixão...

Estupro de Vulnerável com vítima sobrinha impõe a acusado no Amazonas aumento de pena

Na ocasião em que a vítima, criança  de 07 anos, se deslocou para atender ao pedido de frutas solicitado pelo tio, Ciro Lima, em...

Mais Lidas

Últimas

Desvalorização no preço de carro leiloado em ação penal não gera indenização

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou recurso de um comerciante de 60 anos, residente em Itajaí...

DPU e MPF pedem R$ 50 milhões à União após mortes de Dom e Bruno no Amazonas

Manaus/AM - Após as mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, a Defensoria Pública da União...

TRT-MT nega indenização à trabalhadora que recusou ser reintegrada após gravidez ser descoberta

A Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT) negou o pedido da ex-empregada de um supermercado...

Empregado de Porto Alegre que falou mal da empresa em grupo de WhatsApp é despedido por justa causa

As mensagens foram enviadas pelo auxiliar administrativo para um grupo composto por pessoas estranhas à instituição de ensino onde...