Posse do Amazonense Beto Simonetti na OAB tem presença de Lula e defesa de regular redes sociais

Posse do Amazonense Beto Simonetti na OAB tem presença de Lula e defesa de regular redes sociais

Em um evento marcado por discursos sobre democracia e desafios contemporâneos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta segunda-feira (17), da cerimônia de posse da nova gestão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília.

A presença de um chefe do Executivo na solenidade é considerada rara e destacou a importância institucional do encontro, que marcou o início do segundo mandato de Beto Simonetti à frente da entidade.

Durante sua fala, Lula relembrou episódios da história democrática do país e criticou a disseminação de desinformação e discurso de ódio nas redes sociais. Ele defendeu a criação de um marco regulatório para as plataformas digitais.

“Se os problemas decorrentes de tristes heranças não morreram, nos deparamos com desafios civilizatórios típicos do nosso tempo”, afirmou. O presidente classificou a concentração de poder nas grandes empresas de tecnologia como “sem precedentes” e reforçou a necessidade de um arcabouço jurídico robusto para enfrentar o problema.

Lula também fez referências à Operação Lava Jato, destacando o papel da advocacia na reversão de decisões que, segundo ele, representaram abusos de poder. “Graças à atuação de uma advocacia combativa, pude ver minha inocência prevalecer frente ao abuso de poder perpetrado por um grupo que quis tomar a Justiça e o direito para si”, declarou.

O discurso do presidente foi acompanhado de manifestações no público presente. Parte dos advogados que assistiam à cerimônia gritou “sem anistia”, em alusão à pressão para que os condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro não sejam perdoados.

Além das questões institucionais, Lula anunciou a sanção de um projeto de lei que isenta advogados de antecipar o pagamento de custas processuais em ações de cobrança e execução de honorários advocatícios. A medida foi formalizada após reunião com Simonetti no Palácio do Planalto, na última semana.

Antes do presidente, o próprio Simonetti discursou e reforçou o compromisso da OAB com a defesa da Constituição e a necessidade de manter a entidade apartidária.

“Para cumprir bem todas as suas obrigações, a Ordem deve se manter apartidária. A OAB não apoia nem se opõe a partidos e a governantes. Nosso compromisso é com a Constituição”, ressaltou.

Leia mais

Justiça anula justa causa de caminhoneiro demitido por parar para ir ao banheiro

Um motorista carreteiro que trabalhou por mais de dois anos em uma empresa de transporte de Manaus conseguiu reverter, no Tribunal Regional do Trabalho...

TJAM: cobranças indevidas antigas e prolongadas têm como termo inicial o último lançamento

O Tribunal de Justiça do Amazonas reafirmou entendimento segundo o qual, em casos de cobranças indevidas reiteradas ao longo do tempo, o prazo para...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Servidora é condenada por acessar e divulgar conversas privadas de colega

O 3º Juizado Especial Cível de Taguatinga condenou servidora pública por acessar e divulgar, sem autorização, conversas privadas de colega...

TRT-RN descaracteriza contrato intermitente com escala de trabalho de 6×1

A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) reconheceu o vínculo empregatício por tempo indeterminado...

Justiça torna réu personal trainer suspeito de dar golpes em clientes

A Justiça de Minas Gerais tornou réu o personal trainer denunciado por diversos crimes de estelionato cometidos contra clientes em Belo Horizonte. A...

Justiça anula justa causa de caminhoneiro demitido por parar para ir ao banheiro

Um motorista carreteiro que trabalhou por mais de dois anos em uma empresa de transporte de Manaus conseguiu reverter,...