Jefferson pretendia o perdão de Bolsonaro, o mesmo concedido à Daniel Silveira

Jefferson pretendia o perdão de Bolsonaro, o mesmo concedido à Daniel Silveira

O embate entre Roberto Jefferson e o Supremo Tribunal Federal envolve os últimos acontecimentos, especialmente os datados do dia de ontem, em que a Polícia Federal, cumprindo mandado expedido pelo Ministro Alexandre de Moraes, partiu rumo ao seu destinatário,  mas que sofreu a resistência violenta do ex-parlamentar, que trocou tiros e lançou granada contra os federais. Porém, a causa jurídica desse levante remonta a uma combinação de ataques verbais a ministros do Supremo Tribunal Federal e ameaças de ruptura democrática, a partir da disseminação da violência armada. Neste particular aspecto, Jefferson, após sua prisão domiciliar, começou a amadurecer que sua situação jurídica pudesse restar igual a de Daniel Silveira, que, condenado pela Suprema Corte, e na sua visão, pelos mesmos motivos, recebeu, ao depois, o perdão de Jair Messias Bolsonaro.

O perdão dado à Silveira, na visão de Jefferson, também poderia ser obtido, nas mesmas circunstâncias, afinal, aliado de Bolsonaro, Silveira obteve o perdão, causa de extinção de punibilidade sob a justificativa de que ao Presidente da República foi confiada democraticamente a missão de zelar pelo interesse público, e aí se inseriria, também, a causa abraçada por Jefferson, que se sentia injustamente perseguido por um inquérito policial, presidido por Moraes, sob o argumento de atuar em milícias digitais contra o Estado Democrático de Direito, e sem lastro probatório. Assim, Jefferson pretendeu a ‘extinção dos crimes’. 

Esses aspectos teriam sido levantados por Jefferson e o escopo fora detalhadamente trabalhado, com vistas à obtenção da posterior medida, havendo informações de que um projeto foi elaborado, a pedido do ex-parlamentar à sua equipe,  em rascunho e encaminhado a quem com competência para apreciá-lo, visando o alcance da meta a ser obtida ante o Presidente da República.  Jeffrerson não obteve um retorno dessa sua pretensão. 

Leia mais

Fachin nega HC e valida reconhecimento fotográfico em processo da chacina do Compaj

Decisão do Ministro Edson Fachin, do STF, inadmitiu o pedido no recurso ordinário em habeas corpus requerido pela defesa de Marcelo Frederico Laborda Júnior,...

STF afasta, mais uma vez, responsabilidade do Amazonas por dívidas de terceirizados

Decisão do ministro Flávio Dino reafirma precedentes da ADC 16 e dos Temas 246 e 1.118, ao fixar que a Administração só responde se...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Motorista embriagado e sem CNH é condenado após bater em carro da polícia

A 1ª Vara Criminal de Ceilândia condenou um servente de pedreiro a seis meses de detenção em regime aberto...

Guitarrista obtém reconhecimento de vínculo de emprego com vocalista de banda

A 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) reconheceu o vínculo de emprego entre um...

Justiça eleva condenação de multinacionais por roubo e violência sofridos por trabalhador

A 15ª Turma do TRT da 2ª Região, por unanimidade de votos, modificou sentença e elevou de R$ 20...

Motorista de ônibus receberá hora integral por intervalo de apenas 20 minutos

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Via BH Coletivos Ltda., de Belo Horizonte (MG), a...