Nova lei do Amazonas já produz efeitos e garante redução de jornada para servidor com dependente especial

Nova lei do Amazonas já produz efeitos e garante redução de jornada para servidor com dependente especial

Com base na nova redação da norma, fica assegurado a redução de três horas diárias na jornada de trabalho, sem prejuízo da remuneração, para servidores públicos que possuam filho ou dependente com deficiência, independentemente da faixa etária.  

Em vigor a Lei Estadual nº 6.785/2024, que alterou o artigo 107 da Lei Promulgada nº 241/2015, a norma produz efeitos práticos no serviço público. No âmbito do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), foi reconhecido o direito à redução de carga horária para servidor responsável por pessoa com deficiência.

A deliberação foi formalizada no Acórdão Administrativo nº 131/2025, aprovado por unanimidade pelo Tribunal Pleno em sessão realizada em 16 de abril, sob relatoria da Conselheira-Presidente Yara Amazônia Lins Rodrigues.

Com base na nova redação da norma, ficou assegurada a redução de três horas diárias na jornada de trabalho, sem prejuízo da remuneração. A alteração legislativa consolidou, no Estado do Amazonas, o direito à jornada especial para servidores públicos que possuam filho ou dependente com deficiência, independentemente da faixa etária. O novo texto dispõe:

“Fica reduzida em três horas diárias a carga horária de trabalho dos servidores públicos que possuem filho ou dependente com deficiência em qualquer faixa etária, devendo serem consideradas e respeitadas as situações descritas.”

A nova lei alterou o texto da lei promulgada 241/2015, ampliando a redução da jornada de trabalho para servidores definidos na condição especial do benefício, consagrando direitos fundamentais, especialmente aqueles voltados à proteção de pessoas com deficiência e à valorização do servidor público estadual.

 Processo TCE – AM nº 000624/2025

Leia mais

2.ª Turma Recursal do Amazonas abre vaga de membro pelo critério de antiguidade

A Coordenadoria-Geral dos Juizados Especiais divulgou o Edital n.º 001/2026 – CGJECC, que trata do preenchimento de vaga de Membro da 2.ª Turma Recursal...

STJ mantém decisão que assegurou permanência de candidato em concurso para juiz substituto no AM

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, negou o pedido do Ministério Público do Amazonas (MPAM) para suspender a liminar...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça condena os Correios a indenizar trabalhadora vítima de assalto em agência em GO

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) manteve a condenação da Empresa Brasileira de...

STF autoriza realização de depoimentos do caso BRB/Master na próxima semana

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a realização, nos dias 26 e 27 de janeiro,...

Clínica psiquiátrica indenizará vizinhos após fuga de paciente que invadiu residência

A 35ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo responsabilizou clínica psiquiátrica por fuga de paciente...

Condomínio é condenado a indenizar moradores por perturbação de sossego causada por academia

A 2ª Vara Cível de Samambaia condenou o Condomínio Residencial Viver Melhor a indenizar, por danos morais, dois moradores...