MPAM instala sensor de qualidade do ar no município de Tefé

MPAM instala sensor de qualidade do ar no município de Tefé

Em mais um avanço do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) contra a degradação ambiental, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Proteção e Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e da Ordem Urbanística (CAO-MAPH-URB) concluiu a instalação de um sensor de qualidade do ar no município de Tefé. O equipamento, que já está em funcionamento, integra a Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar do Amazonas, cujo objetivo é fortalecer a vigilância ambiental em todo o território amazonense.

A instalação do sensor em Tefé faz parte de uma estratégia de atuação conjunta entre o CAO-MAPH-URB e as promotorias do interior do Estado, visando intensificar ações de prevenção e combate às queimadas e à poluição atmosférica. A iniciativa, institucionalizada pela procuradora-geral de Justiça (PGJ) do Amazonas, Leda Mara Nascimento Albuquerque, também tem como foco a promoção da saúde pública e o empoderamento da sociedade civil, por meio do acesso transparente às informações ambientais.

Os dados captados pelos sensores são transmitidos em tempo real e podem ser acessados por qualquer cidadão por meio do Sistema Selva, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o MPAM, a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea) e a Fundação Cuomo. A plataforma permite o monitoramento de variáveis ambientais, como fumaça, chuvas e descargas elétricas, contribuindo para a atuação dos órgãos públicos em defesa do meio ambiente.

De acordo com o promotor de Justiça Carlos Sérgio Edwards de Freitas, coordenador do CAO-MAPH-URB, o monitoramento contínuo da qualidade do ar é essencial para a formulação de políticas públicas ambientais mais eficazes. “Com esses sensores, conseguimos antecipar ações, identificar focos de poluição e subsidiar decisões que impactam diretamente a saúde da população e a preservação dos ecossistemas”, afirmou.

A expectativa é de que a rede continue sendo expandida para todas as comarcas do interior do Amazonas. Para isso, o MPAM tem investido em tecnologias que garantem conectividade, mesmo em áreas remotas, como é o caso da utilização de antenas Starlink, viabilizando a transmissão dos dados em tempo real.

Sobre o Ato nº 523/2024/PGJ

A construção da rede de Monitoramento da Qualidade do Ar do Amazonas foi institucionalizada pelo Ato nº 523/2024/PGJ, assinado pela PGJ Leda Mara Albuquerque. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o MPAM e a UEA, por meio do Projeto EducAir, e surgiu a partir da doação de sensores de baixo custo realizada pelo MP do Acre (MPAC), em 2020.

Desde então, o MPAM tem ampliado a rede com a aquisição de novos aparelhos e a instalação de sensores em municípios do interior, com apoio técnico do Setor de Infraestrutura e Telecomunicações (Siet-MPAM).

Fonte: MPAM

Leia mais

Eliminação sem lastro: Justiça manda instituição reintegrar bolsa de estudo a estudante de Medicina

A Justiça Federal em Manaus anulou o ato administrativo que desclassificou candidata do processo seletivo de bolsas de estudo para o curso de Medicina,...

Plano de saúde é condenado por fechar hospital na véspera do parto de gestante de alto risco

Em Boa Vista, no Estado de Roraima, ás vésperas do parto, quando o cuidado médico deixa de ser escolha e passa a ser urgência,...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

PGE pede ao TSE restrição quase total ao uso de inteligência artificial na propaganda eleitoral

A Procuradoria-Geral Eleitoral levou ao Tribunal Superior Eleitoral uma crítica direta à proposta de regulamentação do uso de inteligência...

A decisão do Ministro Flávio Dino e o fim do “teto simbólico”

Por João de Holanda Farias, Advogado A decisão do ministro Flávio Dino, que determinou a suspensão de verbas indenizatórias sem...

Projeto dispensa exame de corpo delito em crimes de violência doméstica contra a mulher

O Projeto de Lei 982/25 dispensa o exame de corpo de delito em crimes cometidos no contexto de violência...

Projeto prevê agravantes para crimes de trabalho escravo e tráfico de pessoas

O Projeto de Lei 661/25 determina que a pena para o crime de trabalho escravo será aumentada em 50%...