Fim da escala 6×1 e redução de jornada são temas do 1º de Maio em SP

Fim da escala 6×1 e redução de jornada são temas do 1º de Maio em SP

Como já é tradição em São Paulo, o Dia do Trabalhador será celebrado com manifestações promovidas pelas centrais sindicais. Uma das maiores comemorações será na Praça Campos de Bagatelle, em Santana, na zona Norte da capital. Haverá eventos também na avenida Paulista e em São Bernardo do Campo.

O ato na Praça de Bagatelle tem por lema Por um Brasil mais justo: solidário, democrático, soberano e sustentável, promovido pela Força Sindical, Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical de Trabalhadores e Pública Central do Servidor. A Central Única dos Trabalhadores participará como convidada.

O evento da Praça Campos de Bagatelle começa às 11h, com o ato político previsto para às 11h. As principais bandeiras de luta apresentada no evento são redução da jornada; não redução salarial; fim da carestia; isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil; menos juros, mais empregos; igualdade salarial entre homens e mulheres (Lei 14.111); aposentadoria digna; defesa do meio ambiente; contra o feminicídio; mais saúde e segurança no trabalho.

Além do ato político, estão previstos sorteios e shows gratuitos. Com cerca de três milhões de cupons distribuídos, 10 carros Polo Track, zero km, da Volkswagen, serão sorteados. Os artistas convidados são Fernando e Sorocaba, Edson e Hudson, grupo Pixote, Marília Tavares, Thaeme e Thiago, Thales Lessa, Sampa Crew, Fátima Leão, Nando Moreno e Gustavo Moura e Rafael.

São Bernardo

No Paço Municipal de São Bernardo, os sindicatos da região do ABC celebram a data sob o slogan 1º de Maio no ABC: 100 anos de lutas e conquistas. O evento tem início às 10h, com final previsto para às 18h. Assim como o ato da capital, a celebração na cidade do ABC terá várias atrações musicais, como os artistas Belo, Mc Hariel, Pixote e Tiee, entre outras.

As reivindicações dos trabalhadores da região são: isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, isenção de IR sobre participação nos lucros e resultados, redução da jornada de trabalho sem redução salarial, fim da escala 6×1 e redução das taxas de juros.

O evento contará com entrada solidária de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Fundo de Solidariedade de São Bernardo do Campo e a entidades da região do ABC.

Paulista

Na Avenida Paulista, a partir das 10h, a CSP-Conlutas e outras organizações convocaram trabalhadores para um ato em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Segundo os organizadores, “a manifestação será um chamado à resistência e à luta por direitos, marcada pela independência de governos e patrões”.

A principal bandeira do ato é o fim da escala 6×1 e redução da jornada de trabalho, mas os sindicalistas querem também a revogação imediata do arcabouço fiscal, das reformas trabalhistas e da previdência social, o fim das privatizações e a prisão dos golpistas do 8 de janeiro, sem anistia.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais

STJ mantém exclusão de candidato por falta de certidão exigida em edital de seletivo no Amazonas

A ausência de documento previsto expressamente em edital de processo seletivo simplificado justifica a eliminação do candidato, não cabendo ao Poder Judiciário flexibilizar regras...

MPAM investiga desabastecimento de medicamentos psiquiátricos na rede pública de Manaus

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 54ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública,...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Comissão aprova projeto que prevê o direito de escolha da pessoa idosa sobre formas de cobrança

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 2 de julho,...

Justiça decide que cliente não é responsável por danos a terceiros em carro alugado

A juíza Fláviah Lançoni Costa Pinheiro, da 15ª Vara Cível e Ambiental de Goiânia, absolveu uma mulher que foi...

Operação combate violência contra mulheres e mobiliza 50 mil agentes

No mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, conhecido como Agosto Lilás, tem início mais uma edição...

Cantadas e uso obrigatório de calça legging em serviço geram indenização a frentista

Pela prática de assédio sexual, abuso do exercício do poder diretivo e coação, sentença proferida na 2ª Vara do...