Eleitor sem biometria só poderá usar Título Net até 8 de abril

Eleitor sem biometria só poderá usar Título Net até 8 de abril

As pessoas que não têm seus dados biométricos cadastrados na Justiça Eleitoral só poderão utilizar o atendimento pela internet até um mês antes do prazo final para o fechamento do cadastro eleitoral (8 de abril). Depois desse prazo, o atendimento para quem não tem seus dados biométricos cadastrados na Justiça Eleitoral será realizado exclusivamente de forma presencial.

Já os eleitores que estiverem com a situação biométrica em dia poderão continuar utilizando o Título Net para atualizar seus dados na Justiça Eleitoral até o dia 8 de maio (data de fechamento do cadastro). Para saber se os dados biométricos estão em dia, a pessoa deve consultarsua situação no site do TSE.

Passo a passo para solicitar o Título pelo Autoatendimento do eleitor

A emissão do Título pode ser realizada presencialmente, no Cartório Eleitoral, caso em que a eleitora ou eleitor sairá com o Título em mãos, ou de forma on-line, pelo site do TSE (caso em que pode ser necessário o comparecimento ao Cartório Eleitoral para coleta biométrica). Para solicitar o Título pelo Autoatendimento do eleitor, os passos são os seguintes:

Entrar no site www.tse.jus.br; clicar na aba “Serviços eleitorais”, no topo da página;
Clicar em “autoatendimento eleitoral”;Clicar em “Tire seu título”;Realizar os procedimentos solicitados.

Em ambos os casos, é necessário ter em mãos a seguinte documentação: Documento oficial de identidade com foto (frente e verso);Comprovante de residência emitido há no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses;Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (caso haja).No caso dos homens nascidos em 2005, também é preciso apresentar comprovante de quitação do serviço militar.

Entenda

Um dos avanços no atendimento ao cidadão por parte da Justiça Eleitoral foi a possibilidade de as pessoas tirarem o Título ou atualizarem os seus dados pela internet, a partir de 2020.

Com a suspensão da coleta dos dados biométricos por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia da covid-19, todo o atendimento passou a ser realizado na modalidade on-line, sem a necessidade de a pessoa comparecer ao Cartório Eleitoral.

Em 2021, a Justiça Eleitoral voltou a realizar atendimentos presenciais, mas sem exigir a biometria dos eleitores que compareceram aos Cartórios ou que concluíram seu atendimento pela modalidade on-line.

Retomado o cadastramento biométrico em 2023, a sistemática mudou para as pessoas que ainda não têm seus dados biométricos cadastrados na Justiça Eleitoral. Assim, depois de iniciarem seu atendimento pela internet, devem comparecer ao Cartório Eleitoral mais próximo para coleta desses dados em até 30 dias.

Em 2024, a data final para tirar o Título, atualizar os dados ou regularizar a situação no cadastro eleitoral é o dia 8 de maio.

Documentação

Quem optar por comparecer ao Cartório Eleitoral regularizar sua situação deve apresentar os seguintes documentos: Documento de identidade original com foto;Comprovante de endereço original (emitido há no mínimo 3 meses e, no máximo, 1 ano) em nome do eleitor ou de parente próximo cujo parentesco possa ser comprovado (pais, cônjuge, filho);
Certificado de alistamento militar original (para os eleitores do sexo masculino nascidos em 2005).

Com informações Justiça Eleitoral

Leia mais

Exigir da defesa prova de falha do Estado por ausência do réu preso em audiência é prova diabólica, diz STJ

Corte manteve decisão proferida em revisão criminal pelo TJAM que anulou ação penal a partir da audiência de instrução, ao reconhecer falha estatal na...

Águas de Manaus falha, cobra de quem não deve e é condenada a pagar danos morais

Juiz Manuel Amaro de Lima, da Vara Cível, declara inexistente débito de R$ 14,5 mil e condena concessionária a pagar R$ 5 mil a...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Comissão aprova projeto para permitir vacinação sem documentos de identificação

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite a aplicação de vacinas do...

Justiça mantém condenação de motorista por acidente com motociclista

A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal condenou motorista que se envolveu em acidente automobilístico com...

Justiça anula multa aplicada a ex-companheira de criador de aves silvestres

O juiz Rodrigo Reiff Botelho, da 2ª Vara Federal de Execução Fiscal de Vitória, anulou uma multa do Instituto...

Justiça do Trabalho afasta vínculo empregatício de diarista

A Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região afastou, por maioria, o reconhecimento de vínculo empregatício...