Em despedida, Chalub deixa lição: “Lutem pela liberdade e pelo direito, dando sempre a palavra à defesa”

Em despedida, Chalub deixa lição: “Lutem pela liberdade e pelo direito, dando sempre a palavra à defesa”

A sessão plenária do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) desta terça-feira (19/08) foi marcada por homenagens ao desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, que teve sua aposentadoria aprovada após quase 21 anos de magistratura. Chalub ingressou na Corte pelo Quinto Constitucional, em vaga destinada à advocacia no 2.º Grau.

Homenagens no Plenário

O primeiro a se manifestar foi o decano da Corte, desembargador João Simões, que relembrou a convivência com Chalub nos tempos de advocacia e destacou sua atuação na área criminal.

“Chalub sempre foi advogado antes de chegar a esta Corte e aqui continuou advogando, em favor das causas do direito e da justiça. E é essa a missão dos advogados que ingressam pelo Quinto Constitucional, e você, Chalub, a cumpriu”, afirmou.

Ele acrescentou que a despedida era o momento mais difícil: “Nós vamos ficar privados de sua convivência neste tribunal como membro julgador, nos ajudando a construir melhor os julgamentos. Não teremos mais os seus ensinamentos, nem sua sabedoria, seu compromisso com o diálogo…”.

O procurador de justiça André Seffair também prestou homenagem, lembrando que Chalub trabalhava em um gabinete sem porta – decisão simbólica de abertura aos que o procuravam, adotada desde a época em que atuava no antigo Palácio da Justiça. Destacou ainda a humildade do magistrado e desejou-lhe saúde e vida longa.

Discurso de despedida

Em sua fala, Domingos Chalub afirmou que se aposenta com o dever cumprido, ressaltando que no tribunal fortaleceu antigas amizades e conquistou novas. Declarou que teve adversários, mas não inimigos, e deixou uma mensagem aos que concorrerão à vaga aberta:

“Que lutem pela liberdade e pelo direito, dando sempre a palavra à defesa”.

Ao final, agradeceu a todos pelo convívio e foi aplaudido de pé pelos presentes no plenário.

Colegas ressaltam trajetória

As homenagens se seguiram pelos colegas desembargadores Maria das Graças Figueiredo, Flávio Pascarelli, Cezar Bandiera, Cláudio Roessing, Abraham Campos Filho, Onilza Gerth, Mirza Cunha, Airton Gentil e Délcio Santos.

Todos foram unânimes em destacar as qualidades humanas e profissionais de Chalub. “Você é uma inspiração, transborda bondade e leveza e isso é fácil de a gente assimilar. Obrigado por tudo, parabéns e sucesso na sua vida”, declarou o desembargador Délcio Santos.

Novo membro da Corte

Com a publicação da aposentadoria de Domingos Chalub no Diário da Justiça Eletrônico (DJe), a Presidência do TJAM comunicará oficialmente à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM) sobre a abertura da vaga destinada ao Quinto Constitucional.

A entidade iniciará o processo eleitoral para a escolha de uma lista sêxtupla, que será encaminhada ao Tribunal. O Pleno do TJAM, então, votará e selecionará três nomes, que serão enviados ao Poder Executivo Estadual, responsável pela nomeação do novo desembargador.

Fonte: TJAM

Leia mais

Estudante será indenizado em R$ 10 mil após UFAM republicar, sem filtro, matéria ofensiva

A simples retransmissão de matéria jornalística de caráter difamatório, sem apuração ou filtro editorial, em ambiente institucional, caracteriza ato ilícito e abuso de direito,...

Em despedida, Chalub deixa lição: “Lutem pela liberdade e pelo direito, dando sempre a palavra à defesa”

A sessão plenária do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) desta terça-feira (19/08) foi marcada por homenagens ao desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, que...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Estudante será indenizado em R$ 10 mil após UFAM republicar, sem filtro, matéria ofensiva

A simples retransmissão de matéria jornalística de caráter difamatório, sem apuração ou filtro editorial, em ambiente institucional, caracteriza ato...

Veto alcança tribunais estrangeiros, mas não internacionais, diz Dino

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu nesta terça-feira (19) novo despacho para esclarecer a decisão...

Belém tem 53 mil leitos garantidos para COP30, diz ministro do Turismo

A cidade de Belém contabiliza 53 mil leitos garantidos para o período da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças...

Governo prepara lei que amplia responsabilidade de plataformas digitais

A regulação das plataformas digitais no Brasil entrou em nova fase com a decisão do Supremo Tribunal Federal, em...