AGU assina acordo com Fiocruz para ampliar investimentos em pesquisa e tecnologia

AGU assina acordo com Fiocruz para ampliar investimentos em pesquisa e tecnologia

A Advocacia-Geral da União (AGU) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmaram, na quarta-feira (11/09), acordo de cooperação técnica (ACT) com o objetivo de fornecer suporte jurídico para a construção de um novo complexo industrial para produção nacional de vacinas, para internacionalização da Fiocruz e para a criação de uma modelagem que deve modernizar a estrutura da fundação. O plano de trabalho tem duração de dois anos.

Na solenidade de assinatura do ACT, na sede da AGU em Brasília (DF), o advogado-geral da União, Jorge Messias, enfatizou que a Advocacia-Geral está retribuindo o que a Fiocruz fez para o Brasil no enfrentamento à pandemia da Covid-19. “Essa instituição tem uma vocação para a saúde pública que já legou ao país vários marcos importantes para o progresso sanitário nacional. Nós temos uma dívida com a Fiocruz e queremos começar a pagar hoje. Temos que retribuir a essa instituição por tudo aquilo que ela nos deu”, disse o ministro.

Já o presidente da Fiocruz, Mário Moreira, expressou gratidão pelo apoio da AGU, ressaltando a relevância da parceria para o avanço da saúde pública e do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil. “É muito gratificante discutir com a AGU o Brasil, a saúde pública e a ciência e tecnologia, para além de processos administrativos”, concluiu.

Complexo Industrial

A implementação do Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (CIBS), em Santa Cruz (RJ), envolve investimento de R$ 6 bilhões para a produção anual de 120 milhões de frascos de vacinas e biofármacos, destinados a atender o Sistema Único de Saúde (SUS) e a demandas internacionais.

Segundo Jorge Messias, a construção do Complexo requer a interação com diversos órgãos do Estado e, mesmo sendo prioritária para o atual governo e para a Fiocruz, há desafios a serem superados em relação à compreensão dos órgãos de controle sobre qual é a modelagem mais adequada ao projeto.

Internacionalização

Outro ponto do acordo diz respeito à internacionalização da Fiocruz e, nesse caso, a AGU auxiliará na criação de escritórios e laboratórios no exterior, além de apoiar a constituição de entidades jurídicas e alocação de servidores em outros países, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e tecnologias em saúde pública e biomedicina, especialmente em cooperação com a África e América Central.

Novos modelos

Por fim, o ACT contempla a proposição de novos modelos jurídicos para modernizar a estrutura institucional da Fiocruz. Os arranjos institucionais vão permitir a construção de um arcabouço jurídico adequado, que permita melhores condições de trabalho e de gestão de acordo com o Marco Legal de Ciência e Tecnologia e do Marco Legal das Startups.

“É preciso oferecer à Fiocruz novas ferramentas de gestão do ponto de vista institucional. Essa é a nossa praia e vocês terão de nós os melhores esforços, os melhores quadros e total prioridade para que isso ocorra num prazo muito rápido”, salientou Jorge Messias.

Com informações da AGU

Leia mais

DPE-AM inaugura nova sede em Tefé e amplia atendimentos na região do Médio Solimões

Espaço moderno e acolhedor melhora fluxo de trabalho e proporciona mais conforto e bem-estar aos assistidos e servidores A Defensoria Pública do Estado do Amazonas...

Cobrança abusiva de água sem serviço efetivo gera dever de indenizar, decide Justiça

A cobrança de tarifas de água em valores desproporcionais, sem correspondência com o consumo real e sem a devida comprovação técnica, caracteriza falha na...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Decisão de banca de heteroidentificação de cota racial pode ser discutida na Justiça, diz STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o Judiciário pode examinar casos envolvendo atos das bancas de heteroidentificação de...

OAB questiona no STF mudança na Constituição sobre pagamento de precatórios

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a...

Careca do INSS irá depor em CPMI do INSS, diz presidente de comissão

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou, neste domingo...

Influenciador não indenizará dono de imobiliária por exposição de briga nas redes sociais

dentificar com clareza sequer o nome da empresa”, apontou, salientando que as informações pessoais do autor vieram à tona...