Aborto é o tema mais acessado na Câmara dos Deputados. “Arquiva Lira” tem 100 mil assinaturas

Aborto é o tema mais acessado na Câmara dos Deputados. “Arquiva Lira” tem 100 mil assinaturas

O Projeto de Lei 1904/24, apresentado pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e outros 32 parlamentares, tem gerado um interesse atípico e intenso entre a população brasileira. A proposta, que equipara ao homicídio o aborto de gestação acima de 22 semanas, registrou impressionantes 3,1 milhões de visualizações e 780 mil interações em apenas dois dias – 12 e 13 de junho. Esses números são um indicativo claro do impacto que o projeto tem causado nas discussões públicas e nas redes sociais.

Desde o início do ano, a Câmara dos Deputados tem monitorado cerca de 109 mil propostas em seus canais, acumulando um total de quase 30 milhões de visualizações. O PL 1904/24, em apenas dois dias, respondeu por 12,22% dessas visualizações, uma marca significativamente superior à da segunda proposta mais visualizada, que alcançou apenas 3,02%.

A enquete sobre a proposta, disponível no site da Câmara, recebeu até agora 776.939 votos. A maioria esmagadora dos votantes (88%) declarou que “discorda totalmente” da proposta. Na quinta-feira (13), o alto número de acessos simultâneos causou instabilidade no sistema, resultando em mensagens de erro para 4% dos usuários, problema que foi rapidamente corrigido.

O projeto tramita em regime de urgência e pode ser votado diretamente no Plenário, sem a necessidade de passar pelas comissões da Câmara. Em resposta à grande repercussão e às manifestações contrárias, a deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) lançou um abaixo-assinado pedindo que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), arquive o PL “antiaborto”.

O abaixo-assinado, intitulado “Arquiva, Lira”, já conta com mais de 100 mil assinaturas em apenas um dia. A iniciativa foi lançada no sábado (15 de junho), coincidindo com manifestações em várias partes do país contra a proposta que equipara o aborto cometido após 22 semanas de gravidez ao crime de homicídio.

A intensa mobilização em torno do PL 1904/24 demonstra a relevância do tema e o profundo impacto que as decisões legislativas podem ter na sociedade. O rápido crescimento do abaixo-assinado contra o projeto também reflete a forte oposição que ele enfrenta entre os cidadãos. Agora, a Câmara dos Deputados se prepara para um debate acalorado que promete repercutir amplamente em todo o Brasil.

 

 

 

 

Leia mais

Com ordem judicial, evolução funcional de professor não se submete a limites da LRF

Quando a Justiça reconhece um direito de servidor, as despesas resultantes dessa decisão não entram no cálculo dos limites de gasto com pessoal. A...

Justiça obriga Crefisa a entregar contratos de empréstimo e impõe condenação por negativa injustificada

A recusa de instituição financeira em disponibilizar cópias de contratos de empréstimo configura violação ao direito de informação do consumidor e legitima a propositura...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Adestradora não será indenizada por ataque de cão

A 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 1ª Vara Cível...

Construtora indenizará por divergência entre imóvel decorado e entregue

A 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que construtora indenize proprietária de...

Engenheiro eletricista contratado em 2005 terá adicional de periculosidade calculado sobre salário-base

A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho isentou a Equatorial Goiás Distribuidora de Energia S/A (antiga Celg) do...

Justiça do Trabalho julgará ação de bancário que ficou inadimplente por descontos indevidos

A Justiça do Trabalho deverá julgar a ação em que um bancário do Banco do Brasil em Brasília (DF)...