TRT da 16ª Região (MA) realiza curso de formação continuada em gênero, raça e direitos humanos

TRT da 16ª Região (MA) realiza curso de formação continuada em gênero, raça e direitos humanos

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) promoveu o “curso de formação continuada em gênero, raça e direitos humanos: desconstruindo preconceitos e discriminação”, ministrado pela doutora e mestre em Direito Bruna Barbieri Waquim, durante três dias. A capacitação teve início no dia 24 de julho e foi finalizada na tarde do dia 26, com carga horária total de 20 horas. O curso foi realizado no auditório da Escola Judicial do TRT-16.

Bruna iniciou a abordagem destacando aspectos da história do conceito de violência, incluindo o processo de colonização do Brasil até o surgimento do direito como ferramenta de controle social e de estabelecimento de regras de condutas sociais, que apresenta formas de impedimento das diversas práticas de violência, tais como a violência física, psicológica, sexual e moral. Ela também falou sobre como a violência de gênero e raça podem estar presentes de maneiras imperceptíveis no âmbito das relações de trabalho.

Ao longo do curso, Bruna Waquim destacou a importância da realização desse tipo de capacitação como grande oportunidade para aperfeiçoar a visão sobre os tipos de violência existentes e expor maneiras pelas quais os indivíduos podem utilizar para se manterem em alerta como agentes de combate a esse mal na sociedade: “Nós tivemos uma grande quantidade de conteúdos sobre as variadas formas de violência, recorte de gênero, raça e perspectivas acerca de direitos das minorias, e eu espero que o curso tenha conseguido transmitir não só um arcabouço jurídico, mas também possa ser um fator de crescimento pessoal para todos os inscritos”, disse.

Entre os conteúdos discutidos estavam tópicos sobre a violência de gênero, violência doméstica e violência contra mulher, além da construção dos direitos das mulheres. No último dia do curso, a abordagem girou em torno dos temas voltados ao relatório A/HRC/29/23 das Nações Unidas sobre as leis discriminatórias e práticas e atos de violência contra indivíduos com base na sua orientação sexual e identidade de gênero, a violência linguística e simbólica, destacando censura e liberdade de expressão.

Na ocasião também foi destinado momento para discussões e debate sobre o tema do curso com o público presente, dando espaço para apresentação de ideias, sugestões e o compartilhamento de vivências pessoais e profissionais.

Fonte: TRT da 16ª Região (MA)

Leia mais

Questão de Justiça: não se desvaloriza a palavra de quem, vítima de furto, aponta o autor do crime

O Tribunal de Justiça do Amazonas reformou sentença absolutória e condenou um réu por furto majorado pelo repouso noturno, reconhecendo que a palavra da...

Conversão em dinheiro de licença-prêmio não usufruída é direito do servidor, fixa Justiça no Amazonas

Ao julgar procedente pedido de servidor aposentado, a Justiça do Amazonas reconheceu que a indenização por licenças-prêmio não usufruídas deve ser paga pelo ente...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Homem será indenizado em R$ 6 mil após ser alvo de conteúdo ofensivo em blog e redes sociais

O Poder Judiciário do RN condenou dois homens após publicação de conteúdo ofensivo em blog de política e em...

Justiça de SP condena Estado e instituição de saúde por negligência médica durante o parto

A 12ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, em parte, decisão da 12ª...

OAB Nacional manifesta apoio à seccional cearense contra monitoramento de conversas entre advogados e presos

O Conselho Federal da OAB repudia a decisão da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará que...

Facebook deve fornecer dados de perfil que enviou mensagens ofensivas à página da AGU

A Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) confirmou a condenação do Facebook ao fornecimento de dados referentes a...