Primeira Turma do STF inicia em setembro julgamento do “núcleo crucial” da trama golpista

Primeira Turma do STF inicia em setembro julgamento do “núcleo crucial” da trama golpista

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal definiu, nesta sexta-feira (15/8), o calendário do julgamento da ação penal referente ao chamado “núcleo crucial” da trama golpista, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus.

O relator, ministro Alexandre de Moraes, só deve proferir seu voto a partir de 9 de setembro, na segunda semana da análise, devido ao tempo reservado para as sustentações orais.

O julgamento será dividido em oito sessões: 2/9 (às 9h e 14h), 3/9 (às 9h), 9/9 (às 9h e 14h), 10/9 (às 9h) e 12/9 (às 9h e 14h). Conforme integrantes do colegiado, a expectativa é de que as manifestações da Procuradoria-Geral da República e das defesas, cada uma com até uma hora, somem cerca de dez horas, ocupando as datas iniciais.

No mérito, a PGR pediu a condenação de Bolsonaro, do tenente-coronel Mauro Cid, dos ex-ministros Paulo Sérgio Nogueira, Anderson Torres, Braga Netto e Augusto Heleno, do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

A acusação envolve cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolir violentamente o Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. No caso de Ramagem, a PGR requereu a suspensão do processo quanto a condutas posteriores à diplomação.

A defesa de Bolsonaro sustenta a ausência de provas que o coloquem como articulador dos atos e pleiteia absolvição. De modo geral, todos os réus negam as imputações. O julgamento seguirá a ordem de votos: Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, presidente da Turma. São necessários ao menos três votos no mesmo sentido para condenar ou absolver, sendo cabíveis recursos internos ao próprio STF.

Leia mais

Com edital, Justiça Federal do Amazonas destina até R$ 80 mil a projetos socioambientais

A 7ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas abriu o Edital nº 01/2026 para a seleção de projetos de entidades públicas e privadas...

TRF1 transfere júri dos acusados de executar Bruno Pereira e Dom Phillips para Manaus

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou o desaforamento do Tribunal do Júri responsável por julgar Amarildo da Costa Oliveira e Jefferson da...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Plano de saúde não pode limitar tratamento de autismo com cobrança abusiva de coparticipação

A Terceira Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça definiu regras claras para a cobrança de coparticipação em...

Sem comprovar necessidade de tratamento contínuo, bancária não terá plano de saúde vitalício

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho decidiu, por unanimidade, que uma bancária do Banco Bradesco S.A. não...

Custas processuais e honorários: entenda como funcionam

A Justiça brasileira conta com uma grande estrutura - física, de pessoal, de tecnologia - para que os processos...

Cliente deve ser ressarcida por medicamentos estragados após falha no fornecimento de energia

A 5ª Vara Cível da Comarca de Mossoró determinou que a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern)...