Meta CNJ: Justiça têm até 26 de outubro para julgar ações de improbidade administrativa

Meta CNJ: Justiça têm até 26 de outubro para julgar ações de improbidade administrativa

Termina em 26 de outubro de 2025 o prazo para que os tribunais estaduais, federais e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julguem todas as ações de improbidade administrativa distribuídas até 26 de outubro de 2021.

A data corresponde ao marco final da prescrição intercorrente de quatro anos, introduzida pela Lei nº 14.230/2021 e reconhecida como aplicável pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no ARE 843.989.

Aprovada em outubro de 2021, a nova Lei de Improbidade passou a prever hipóteses específicas de reinício da contagem do prazo prescricional para aplicação das sanções previstas em seu artigo 23. Com isso, mesmo após o prazo geral de oito anos, os tribunais passaram a dispor de mais quatro anos para julgar os casos pendentes, desde que enquadrados em uma das hipóteses legais, como a publicação de sentença condenatória ou de acórdãos que confirmem ou reformem decisões de mérito.

Diante desse novo marco temporal, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) alterou a Meta Nacional 4 durante o 18.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em dezembro de 2024, fixando o compromisso de que as ações de improbidade ajuizadas até outubro de 2021 sejam integralmente julgadas até o fim do prazo de prescrição intercorrente.

Dados consolidados pelo Departamento de Gestão Estratégica (DGE) do CNJ apontam que, até o final de abril deste ano, 22.773 processos ainda precisam ser julgados pela Justiça Estadual, 5.574 pela Justiça Federal e 32 pelo STJ, totalizando um estoque de 28.379 ações com julgamento pendente. Os percentuais de cumprimento da Meta 4, por segmento, são de 68,41% (Estadual), 73,71% (Federal) e 98,49% (STJ).

Além desses números, ainda há processos suspensos — não computados nas estatísticas — por motivos processuais diversos, como sobrestamento por conexão com causas relevantes ou pendência de regularização formal.

Segundo o juiz auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador do DGE, Fábio Cesar Oliveira, o julgamento prioritário desses processos representa não apenas a efetividade da nova legislação, mas também o compromisso do Judiciário com o combate à corrupção.

“A moralidade, a legalidade e a preservação da probidade são normas constitucionais que devem ser observadas por todos os integrantes e pessoas envolvidas na Administração Pública”, afirmou.

A prescrição intercorrente, conforme definida pela nova lei, aplica-se quando há paralisação injustificada no curso do processo, e pode ser reiniciada em até cinco hipóteses legais, como a prolação de sentença condenatória ou acórdãos de tribunais superiores. Com a vigência da Lei nº 14.230/2021, os quatro anos da prescrição intercorrente começaram a correr em 26 de outubro de 2021, fazendo com que o primeiro ciclo de aplicação se encerre no dia 26 de outubro de 2025.

Leia mais

Justiça condena Águas de Manaus após hidrômetro demonstrar consumo inferior ao faturado

O litígio teve origem em controvérsia envolvendo o faturamento do serviço de abastecimento de água em imóvel utilizado apenas de forma esporádica pelo consumidor....

Autismo deve ser definido como impedimento de longo prazo para fins de BPC junto ao INSS

A concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência não depende da demonstração de grau específico de incapacidade, bastando a comprovação...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça condena Águas de Manaus após hidrômetro demonstrar consumo inferior ao faturado

O litígio teve origem em controvérsia envolvendo o faturamento do serviço de abastecimento de água em imóvel utilizado apenas...

Autismo deve ser definido como impedimento de longo prazo para fins de BPC junto ao INSS

A concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência não depende da demonstração de grau específico...

Operadora de saúde indenizará paciente com câncer de próstata em R$ 7 mil após negar cobertura de exame

O Poder Judiciário potiguar condenou uma operadora de saúde por negar a realização de um exame de imagem a...

Justiça reconhece direitos da companheira de trabalhador morto em Brumadinho e fixa indenização em R$ 500 mil

A Justiça do Trabalho reconheceu o direito da companheira de um trabalhador que morreu aos 32 anos de idade...