J20: STF reúne representantes das Supremas Cortes dos países do G20 no Rio

J20: STF reúne representantes das Supremas Cortes dos países do G20 no Rio

Presidentes e representantes das Supremas Cortes e dos Tribunais Constitucionais dos países integrantes do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, vão se encontrar entre 12 e 14 deste mês, no Rio de Janeiro.

Organizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o J20 ocorre no contexto da presidência do Brasil no G20 em 2024. O encontro busca instituir um fórum global para órgãos de jurisdição constitucional e incentivar troca ideias e iniciativas sobre temas de relevância na atualidade.

No Brasil, o objetivo é avançar em projetos de cooperação multilateral e bilateral em temas como: cidadania, inclusão social, litigância climática, desenvolvimento sustentável, transformação digital e uso da tecnologia para a eficiência da Justiça.

Programação

A abertura do evento acontecerá na tarde de domingo (12), com um evento de boas-vindas aos líderes estrangeiros. Na segunda (13) e terça-feira (14), acontecerão as reuniões de trabalho, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, abrirá cada sessão. Em seguida, uma breve apresentação do tema será feita por um ou dois chefes de Tribunais previamente convidados pelo Brasil.

A primeira sessão temática acontece na segunda, às 10h30, sobre “Promoção da Cidadania e da Inclusão Social pelo Poder Judiciário”. Entre os pontos a serem debatidos, estão as estratégias que podem ser implementadas pelo Judiciário para melhorar os processos judiciais e torná-los mais sensíveis às necessidades da sociedade.

Às 15h, a sessão é sobre “Litigância Climática e Desenvolvimento Sustentável”, em que os participantes falarão, entre outros aspectos, sobre como o Poder Judiciário pode contribuir para a implementação e fiscalização de políticas que promovam o desenvolvimento econômico sustentável e a preservação ambiental. Ambas as sessões desse dia serão restritas às comitivas.

A terceira sessão, na terça-feira (14), “Transformação Digital e Uso da Tecnologia para a Eficiência da Justiça”, será aberta ao público. Entre as questões discutidas, estão as formas de garantir a transparência, a proteção dos dados pessoais, o cumprimento dos princípios éticos e a mitigação de riscos e preconceitos na utilização dessas ferramentas.

Com informações STF

Leia mais

TJAM anula prisão preventiva decretada de ofício sem pedido do Ministério Público

A Justiça do Amazonas considerou ilegal a prisão preventiva decretada de ofício, sem pedido do Ministério Público, por violar a Súmula 676 do STJ...

TRT do Amazonas fixa que é possível cobrar honorários em processo individual sobre ação coletiva

O Tribunal do Trabalho do Amazonas entendeu que o pedido feito individualmente após sentença coletiva é um novo processo, o que permite pagar advogado...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Lula sanciona lei torna permanente a Política Nacional Aldir Blanc

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (2), o projeto de lei 363/2025, que torna a...

Crise no INSS leva à demissão de Carlos Lupi, Governo anuncia sucessor

O ministro Carlos Lupi pediu demissão do Ministério da Previdência Social nesta sexta-feira, 2 de maio de 2025, em...

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Os locais de aplicação das provas do concurso público do Ministério Público da União (MPU) no próximo domingo (4) já...

Comissão aprova integração de saúde e assistência social em instituições de longa permanência para idosos

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou proposta que prevê a integração dos serviços oferecidos em...