J20: STF reúne representantes das Supremas Cortes dos países do G20 no Rio

J20: STF reúne representantes das Supremas Cortes dos países do G20 no Rio

Presidentes e representantes das Supremas Cortes e dos Tribunais Constitucionais dos países integrantes do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, vão se encontrar entre 12 e 14 deste mês, no Rio de Janeiro.

Organizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o J20 ocorre no contexto da presidência do Brasil no G20 em 2024. O encontro busca instituir um fórum global para órgãos de jurisdição constitucional e incentivar troca ideias e iniciativas sobre temas de relevância na atualidade.

No Brasil, o objetivo é avançar em projetos de cooperação multilateral e bilateral em temas como: cidadania, inclusão social, litigância climática, desenvolvimento sustentável, transformação digital e uso da tecnologia para a eficiência da Justiça.

Programação

A abertura do evento acontecerá na tarde de domingo (12), com um evento de boas-vindas aos líderes estrangeiros. Na segunda (13) e terça-feira (14), acontecerão as reuniões de trabalho, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, abrirá cada sessão. Em seguida, uma breve apresentação do tema será feita por um ou dois chefes de Tribunais previamente convidados pelo Brasil.

A primeira sessão temática acontece na segunda, às 10h30, sobre “Promoção da Cidadania e da Inclusão Social pelo Poder Judiciário”. Entre os pontos a serem debatidos, estão as estratégias que podem ser implementadas pelo Judiciário para melhorar os processos judiciais e torná-los mais sensíveis às necessidades da sociedade.

Às 15h, a sessão é sobre “Litigância Climática e Desenvolvimento Sustentável”, em que os participantes falarão, entre outros aspectos, sobre como o Poder Judiciário pode contribuir para a implementação e fiscalização de políticas que promovam o desenvolvimento econômico sustentável e a preservação ambiental. Ambas as sessões desse dia serão restritas às comitivas.

A terceira sessão, na terça-feira (14), “Transformação Digital e Uso da Tecnologia para a Eficiência da Justiça”, será aberta ao público. Entre as questões discutidas, estão as formas de garantir a transparência, a proteção dos dados pessoais, o cumprimento dos princípios éticos e a mitigação de riscos e preconceitos na utilização dessas ferramentas.

Com informações STF

Leia mais

Questão de Justiça: não se desvaloriza a palavra de quem, vítima de furto, aponta o autor do crime

O Tribunal de Justiça do Amazonas reformou sentença absolutória e condenou um réu por furto majorado pelo repouso noturno, reconhecendo que a palavra da...

Conversão em dinheiro de licença-prêmio não usufruída é direito do servidor, fixa Justiça no Amazonas

Ao julgar procedente pedido de servidor aposentado, a Justiça do Amazonas reconheceu que a indenização por licenças-prêmio não usufruídas deve ser paga pelo ente...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Homem será indenizado em R$ 6 mil após ser alvo de conteúdo ofensivo em blog e redes sociais

O Poder Judiciário do RN condenou dois homens após publicação de conteúdo ofensivo em blog de política e em...

Justiça de SP condena Estado e instituição de saúde por negligência médica durante o parto

A 12ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, em parte, decisão da 12ª...

OAB Nacional manifesta apoio à seccional cearense contra monitoramento de conversas entre advogados e presos

O Conselho Federal da OAB repudia a decisão da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará que...

Facebook deve fornecer dados de perfil que enviou mensagens ofensivas à página da AGU

A Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) confirmou a condenação do Facebook ao fornecimento de dados referentes a...