Eventuais ataques na comemoração do 7 de Setembro ao STF em avaliação na Corte

Eventuais ataques na comemoração do 7 de Setembro ao STF em avaliação na Corte

Inibir ataques às instituições, especialmente o STF é tema incessante no Supremo Tribunal Federal. Na medida em que se aproxima a posse de Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral o Ministro tem trabalhado junto aos colegas da Suprema Corte buscando apoio, inclusive, para atuar com mais força perante o Poder Executivo. No Plenário virtual do STF, ao menos, 21 recursos estão pautados contra suas decisões em inquéritos que tratam de fake News e dos atos violentos referentes ao último sete de setembro. 

O objetivo de Moraes é que o STF referende suas decisões individuais e demonstre que a ofensiva contra notícias falsas e ataques incentivados por Bolsonaro e por seus aliados não é isolada, mas integra um escopo institucional do Supremo. 

Há duas semanas, por ocasião da oficialização da candidatura de Bolsonaro à reeleição, o Presidente voltou a atacar os ministros e convocou seus seguidores para ir a rua protestar contra a corte no próximo 7 de setembro: “Esses poucos surdos de capa preta têm que entender o que é a voz do povo”, bradou Bolsonaro. 

Os “desentendimentos” entre Bolsonaro e a Suprema Corte é carregada de ataques do chefe do executivo, inclusive de caráter pessoal contra Ministros. O STF, na contramão dos interesses do Presidente da República tem tomado decisões que em nada agradaram Bolsonaro. Veja algumas das medidas do STF que aborreceram Bolsonaro:

Reconhecimento da competência de estados e municípios para tomar medidas contra a Covid-19; proibição a campanha publicitária do governo contra medidas de isolamento social na pandemia; ordem para divulgação de dados epidemiológicos sobre a evolução da pandemia da Covid 19; autorização para implantação de vacinas por estados e municípios mesmo sem autorização da Anvisa; determinação para elaboração de planos específicos para indígenas e quilombolas na pandemia; derrubada de vetos a lei sobre obrigatoriedade de máscaras de proteção contra a Covid 19; ordem para que o Senado instalasse a CPI destinada a investigar ações na pandemia; anulação de decreto que excluiu sociedade civil do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente; veto à transferência de processos de demarcação de terras indígenas da Funai para o Ministério da Agricultura.

Nesse contexto, o preparo do STF para ataques ao prédio e outros cenários possíveis de 7 de Setembro alavancam a preocupação de Ministros, ante a maior potencialidade das manifestações deste ano de 2022, que vão desde a tentativa de depredação até a invasão do edifício sede. 

 

 

Leia mais

Abertura da prova oral do concurso para ingresso na magistratura do TJAM tem mudança de local

A Comissão Organizadora do Concurso Público para Ingresso na Magistratura do Tribunal de Justiça do Amazonas e a Fundação Getúlio Vargas divulgaram comunicado alterando...

Tribunal Pleno escolhe magistrados para vagas em Turmas Recursais do Amazonas

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas realizou na sessão desta terça-feira (9/12) a escolha de magistrados para preenchimento de vagas nas Turmas...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TRT-BA mantém justa causa de trabalhadora que gravou vídeo no TikTok reclamando da empresa

Uma ajudante de cozinha da Ebraz Exportadora Ltda. foi demitida por justa causa após gravar um vídeo reclamando do...

Senado aprova PEC do Marco Temporal para demarcação de terras indígenas

O Senado aprovou nesta terça-feira (9) a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/23 que estabelece a tese do...

TJ-SP mantém condenação de homem por transporte e maus-tratos de animais silvestres

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou decisão da Vara Única de...

Comissão aprova bloqueio de pagamentos ligados a jogos ilegais e pornografia infantil

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga instituições do sistema...