Barroso participa de evento sobre os 35 anos da Constituição Federal

Barroso participa de evento sobre os 35 anos da Constituição Federal

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, participou, nesta quinta-feira (23), da terceira edição da “Semana Victor Nunes Leal”, promovido pelo Instituto Victor Nunes Leal e realizado na Sala de Sessões da Segunda Turma do STF. Barroso fez um resgate histórico da trajetória democrática do ministro José Paulo Sepúlveda Pertence, falecido em julho deste ano.

Durante a palestra magna “A atuação do ministro Sepúlveda Pertence na elaboração e interpretação da Constituição de 1988”, Barroso ressaltou que o ministro era um progressista e que sabia articular de forma a não gerar inimigos. Por isso, segundo o presidente do STF, a Constituição Federal abrange uma vastidão de temas.

Para Barroso, com o poder de debater, Pertence foi uma peça-chave para tornar o Supremo mais proativo na defesa dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal e na implementação de ações afirmativas.

Constituição de 88

O painel “35 anos da Constituição de 1988” contou com a participação do ministro aposentado do STF Ayres Britto. “Com o passar do tempo, é possível ver a incrível principiologia da Constituição Federal, contando com regras e princípios voltados à democracia”, declarou.

O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Pedro Gordilho trouxe ainda uma reflexão sobre os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro e o papel da tecnologia e da desinformação no episódio.

Nessa mesma linha, Saul Tourinho, professor e advogado, lembrou que o Supremo enfrentou crises distintas. O ápice, segundo ele, foram os ataques do início deste ano. Entretanto, “o Tribunal conseguiu sobreviver e converteu toda a negatividade em positividade”, disse, ao falar sobre a resiliência que há no texto constitucional.

A procuradora da Advocacia-Geral da União (AGU) Manuellita Hermes falou da importância de relembrar o passado para refletirmos o presente e criar um bom futuro. Ela lembrou que Pertence influenciou na criação da AGU e no controle de constitucionalidade, sempre visando à concretização da democracia e dos direitos humanos.

Semana Victor Nunes Leal

A Semana Victor Nunes Leal é um projeto concebido para oferecer programação abrangente e diversificada, celebrando e disseminando a cultura jurídica.

Com informações do STF

Leia mais

Empresa aérea que recusa justificativa médica e não restitui passagem deve indenizar, fixa Juiz no Amazonas

Mesmo reconhecendo que o mero aborrecimento não configura, por si só, dano moral, o Juiz Cid da Veiga Soares Júnior, da Vara Cível de...

Condomínio só responde por danos se houver prova de culpa ou falha na área comum, fixa TJAM

Decisão do TJAM esclarece uma dúvida comum entre moradores e síndicos: o condomínio não pode ser responsabilizado por qualquer dano ocorrido dentro dos apartamentos,...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TRF1 garante pensão por morte a viúva mesmo sem registro de desemprego do segurado

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) garantiu o direito à pensão por morte a...

Companhia aérea vai indenizar passageira que perdeu bodas de ouro de amigos após voo ser cancelado

A Justiça Potiguar atendeu parcialmente a um pedido de indenização por danos morais e materiais de uma cliente de...

Estado deve tratar paciente cardiopata com risco de morte súbita

A Justiça do RN julgou procedente uma ação movida por um homem diagnosticado com Miocardiopatia Hipertrófica com risco de...

Organizadora de concurso é condenada a indenizar candidata após adiamento de prova

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte condenou uma banca organizadora de concurso a indenizar, por danos...