MPAM apura necessidade de acolhimento institucional de idosa de 88 anos que reside em embarcação

MPAM apura necessidade de acolhimento institucional de idosa de 88 anos que reside em embarcação

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou um Inquérito Civil (IC) para investigar a falta de condições dignas de moradia para uma idosa de 88 anos, que está exposta a riscos contra sua saúde física e impedida de exercer o desempenho de suas atividades diárias. A idosa reside com o filho em uma embarcação denominada ‘Condor’, nas cores azul e branca, atracada no porto da Manaus Moderna.

A denúncia feita à 42ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (42ªProdhid) relata que a idosa é vítima de maus-tratos praticados pelo seu próprio filho, um pescador de 66 anos, que negligencia os cuidados a alimentação e saúde da idosa.

“Após serem acionados os órgãos de proteção à pessoa idosa, fui informado sobre a inadequação da moradia para a saúde e a segurança da idosa, que sequer concluiu o esquema vacinal contra a COVID-19 e possui uma imunidade bastante vulnerável. Acionamos também o Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (PADI), executado pela Fundação Dr. Thomas (FDT), uma vez que a idosa apresenta perfil para a admissão na fundação”, ressaltou o Promotor de Justiça Vitor Fonsêca, titular da 42ª Prodhid.

Também foram acionadas a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi) e a Delegacia Especializada em Crimes Contra Idoso (Decci) para que sejam tomadas as providências necessárias, inclusive para investigar sobre eventual violência patrimonial contra a idosa.

O Ministério Público acompanhará junto a FDT se haverá requerimento para a institucionalização por parte da família ou – se for o caso – o próprio Ministério Público poderá solicitar a institucionalização como medida de proteção para a idosa em risco.

Fonte: Asscom MPAM

Leia mais

É dever, não é calúnia: Justiça tranca ação penal contra síndica que atuou para proteger adolescente

O Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio da 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, concedeu habeas corpus e determinou o trancamento de ação...

Justiça suspende repasse de consignados de servidores e segurados da Amazonprev ao Banco Master

Decisão proferida pela 2.ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus determinou a suspensão dos repasses relativos a empréstimos consignados contratados por servidores...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Rede social deve reativar conta de influencer que teve perfil suspenso sem justificativa

O 3º Juizado Especial Cível da Comarca de Natal determinou que uma rede social reative a conta de um...

Justiça declara ineficaz cláusula sobre saúde mental em cct por vício formal

A 7ª Turma do TRT da 2ª Região reverteu decisão de 1º grau por unanimidade e declarou a ineficácia...

Foragido nos EUA, Ramagem é ouvido pelo STF por videoconferência

O ex-deputado federal Alexandre Ramagem, que está foragido nos Estados Unidos, prestou depoimento, por videoconferência, ao Supremo Tribunal Federal...

Justiça condena banco digital por negativação indevida de consumidora; indenização é de R$ 8 mil

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte condenou um banco digital ao pagamento de indenização por danos...