OAB recebe proposta de provimento sobre a autodeclaração de advogados e advogadas

OAB recebe proposta de provimento sobre a autodeclaração de advogados e advogadas

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, recebeu proposta de “Provimento da Diversidade” para análise do Conselho Pleno. O documento foi assinado pela presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB, Amanda Baliza, e entregue na última terça-feira (19/9).

A proposta tem o objetivo de regulamentar a possibilidade de autodeclaração de orientação sexual e identidade de gênero no Sistema OAB, prevê a contagem da advocacia LGBTI+ no censo classista, atualiza a regulamentação sobre nome social e regulamenta a retificação de registro, bem como suas consequências nos registros internos.

De acordo com o texto, ao reconhecer os direitos das pessoas LGBTI+ como direitos humanos e o direito ao respeito da identidade de gênero, “a OAB, mais uma vez, será um farol para guiar a sociedade para tempos em que a discriminação será vista como prática de um passado distante”.

Segundo o documento, o Provimento vai além do reconhecimento desse público, visto que propõe a inclusão de perguntas sobre a orientação sexual e identidade de gênero no senso da advocacia de forma ainda mais abrangente. “Precisamos de dados concretos sobre o perfil da advocacia brasileira para que possamos buscar políticas classistas e políticas públicas que visam à inclusão efetiva desse grupo na participação das carreiras jurídicas”.

Para Amanda Baliza, “a proposição ainda atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) atingidos até 2030. Dentre eles, merecem destaque o número 5 (igualdade de gênero), 10 (redução das desigualdades) e principalmente o 16 (paz, justiça e instituições eficazes)”.

Com informações da OAB Nacional

Leia mais

A força do tempo: danos ambientais de natureza individual não podem ser indenizados após três anos

Terceira Câmara Cível reafirma que ações individuais por danos materiais e morais decorrentes de usinas hidrelétricas seguem o prazo prescricional de três anos, contado...

Mesmo com pequeno saldo devedor, atraso no pagamento autoriza busca e apreensão de veículo

A disputa começou quando uma pessoa, após atrasar o pagamento de parcelas de um contrato de financiamento com garantia fiduciária, teve o bem apreendido...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado

A partir de agora, quem for vítima de furto ou roubo de celular ou quem perdeu o aparelho pode...

Justiça condena varejista por descumprimento na entrega de produtos

A Justiça Potiguar atendeu parcialmente o pedido de indenização de um homem que comprou, junto à empresa ré, produtos...

Desconto previdenciário sem autorização resulta em indenização e devolução em dobro

A 4ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) manteve a condenação de uma associação de...

Funcionária demitida logo após processar empresa será indenizada

Uma funcionária que entrou com ação contra a empresa que trabalhava e foi demitida no dia seguinte ao aviso...