Acordo celebrado por AGU, INSS e DPU amplia atendimento em Libras em agências de Alagoas

Acordo celebrado por AGU, INSS e DPU amplia atendimento em Libras em agências de Alagoas

Um acordo judicial celebrado entre a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Defensoria Pública da União (DPU) vai ampliar a oferta de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Estado de Alagoas.

A partir de 1º de setembro, a autarquia federal passa a disponibilizar aos segurados alagoanos uma central virtual voltada a pessoas com deficiência auditiva. A central se soma ao quadro de servidores já capacitados em Libras, os quais já realizavam atendimentos presenciais. A experiência-piloto decorre dos estudos desenvolvidos por um grupo de trabalho criado pela direção central do INSS em outubro do ano passado. A depender dos resultados, o projeto poderá ser implementado no restante do país.

Conforme explica a procuradora federal Flávia Camilla Mendes da Veiga Pessoa Pascoal, da Equipe de Matéria Administrativa da Procuradoria-Regional Federal da 5ª Região (PRF5), o acordo põe fim a uma ação civil pública movida pela DPU que questionava a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva nos atendimentos perante as unidades locais da autarquia previdenciária.

“A solução consensual dos conflitos deve nortear a atuação da advocacia pública no âmbito extrajudicial e judicial. (…) O acordo celebrado, além de diminuir a litigiosidade, visa a melhorar o acesso das pessoas com deficiência auditiva à Previdência Social, além de possibilitar à Administração Pública dar efetividade à política pública de acessibilidade conforme as possibilidades e diretrizes do INSS, que formou um grupo de trabalho com esse objetivo específico”, detalhou.

Além da central virtual, o INSS também se comprometeu a divulgar periodicamente cursos de capacitação em Libras aos seus servidores e estagiários, bem como a promover a reciclagem periódica daqueles já capacitados, através de termos de cooperação com entidades especializadas em Libras. A autarquia ainda oficiará o serviço de perícia médica – que não integra a estrutura regimental do instituto, mas do Ministério do Trabalho e Emprego –, para que tomem ciência do acordo e incentivem a instrução dos peritos federais nesse sentido.

Ao final de 90 dias da implantação da experiência-piloto, o INSS encaminhará à DPU relatório circunstanciado contendo as primeiras informações sobre o andamento dos trabalhos, que deverão ser acompanhados de perto pela Justiça no primeiro ano da vigência do acordo.

Ref.: Ação Civil Pública nº 0801491-83.2023.4.05.8000.

Com informações da AGU

Leia mais

Banco deve ser excluído da lide se apenas realizou a compensação do débito de seguro

De acordo com a decisão, se o Banco apenas realizou a compensação de um débito anteriormente autorizado, não tendo qualquer ingerência sobre os fatos...

STF considera incabível Reclamação de militar contra cobrança previdenciária sobre proventos integrais

O Supremo Tribunal Federal considerou inadequada a Reclamação Constitucional ajuizada por um policial militar reformado do Amazonas contra decisão judicial que manteve a cobrança...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Mulher será indenizada em R$ 2 mil por corte excessivo de cabelo durante exame toxicológico

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) determinou que uma clínica indenize uma mulher em...

Justiça mantém justa causa de motorista que bebeu no intervalo

A 3ª Turma do TRT da 2ª Região manteve sentença que confirmou justa causa de motorista de transporte coletivo...

Moraes determina preservação integral de provas sobre megaoperação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, em decisão publicada nesse domingo (2), a preservação...

Justiça de SC condena grupo por esquema milionário de sonegação de ICMS no setor de bebidas

O 1º juízo da Vara Estadual de Organizações Criminosas condenou cinco integrantes de um grupo empresarial responsável por esquema...