Juízo de Parintins divulga nota esclarecendo que não proibiu menores de assistir ensaios de bumbás

Juízo de Parintins divulga nota esclarecendo que não proibiu menores de assistir ensaios de bumbás

O Juízo da Infância e Juventude da Comarca de Parintins divulgou Nota Pública para esclarecer a população do município de que em momento algum proibiu a entrada de menores de 18 anos de assistir ensaios nos currais dos Bois Bumbás Caprichoso e Garantido.

O juiz Lucas Couto Bezerra frisa que eventual medida neste sentido é de responsabilidade única da presidência das agremiações.

A nota foi divulgada pelo Juízo nesta quarta-feira (15/06), após autorização dada, no dia anterior, ao Comissariado da Infância e da Juventude para lavrar autos de infração pela ausência da documentação necessária de crianças e adolescentes, o que já havia sido alertado pelo magistrado anteriormente.

Conforme a nota, o Juízo expediu, em 29 de março deste ano, a Portaria n.º 01/2022, que foi elaborada com a participação e concordância das agremiações, definindo-se que a entrada de menores de 14 anos para assistir aos ensaios é permitida desde que acompanhados de um dos pais ou responsável legal e que estejam devidamente identificados com crachás, os quais até então estavam sendo normalmente fornecidos pelas agremiações.

A portaria fixou que a permanência dos menores de 14 anos para assistir aos ensaios deveria observar o horário limite de até as 22h, quando o dia seguinte for letivo, e até as 00h, quando não for.

Já a entrada de adolescentes entre 16 a 18 anos para assistir aos ensaios é permitida, inclusive desacompanhados, desde que portem autorização dos pais com firma reconhecida.

Conforme previsto na Portaria n.º 01/2022, as duas agremiações concordaram no dia 29/03/2022 que remeteriam a relação de dados ao Juízo com antecedência, para que fosse previamente autorizado e confeccionado crachá específico com a assinatura do Juízo para crianças e adolescentes poderem se apresentar ou ensaiar para o Festival Folclórico de Parintins.

O Juízo também designou reunião com os presidentes dos bumbás para cobrar providências no sentido de traçar soluções para que crianças e adolescentes possam efetivamente se apresentar com segurança, devidamente autorizadas, no Festival Folclórico de Parintins de 2022 e seus ensaios.

Fonte: Asscom TJAM

Leia mais

É possível concessão de benefício previdenciário diverso do pedido, define TJAM

Em embargos de declaração aos quais se concedeu efeitos infringentes contra Acórdão que julgou Recurso de Apelação de Janira do Socorro de Azevedo Paixão...

Estupro de Vulnerável com vítima sobrinha impõe a acusado no Amazonas aumento de pena

Na ocasião em que a vítima, criança  de 07 anos, se deslocou para atender ao pedido de frutas solicitado pelo tio, Ciro Lima, em...

Mais Lidas

Últimas

Desvalorização no preço de carro leiloado em ação penal não gera indenização

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou recurso de um comerciante de 60 anos, residente em Itajaí...

DPU e MPF pedem R$ 50 milhões à União após mortes de Dom e Bruno no Amazonas

Manaus/AM - Após as mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, a Defensoria Pública da União...

TRT-MT nega indenização à trabalhadora que recusou ser reintegrada após gravidez ser descoberta

A Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT) negou o pedido da ex-empregada de um supermercado...

Empregado de Porto Alegre que falou mal da empresa em grupo de WhatsApp é despedido por justa causa

As mensagens foram enviadas pelo auxiliar administrativo para um grupo composto por pessoas estranhas à instituição de ensino onde...