Crise no INSS leva à demissão de Carlos Lupi, Governo anuncia sucessor

Crise no INSS leva à demissão de Carlos Lupi, Governo anuncia sucessor

O ministro Carlos Lupi pediu demissão do Ministério da Previdência Social nesta sexta-feira, 2 de maio de 2025, em meio ao escândalo de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS.

Embora não tenha sido diretamente implicado nas investigações, Lupi enfrentou críticas por suposta omissão diante das irregularidades. Em sua carta de demissão, ele afirmou que seu nome não foi citado nas investigações e que apoiou as apurações desde o início.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Wolney Queiroz, ex-deputado federal e atual secretário-executivo da Previdência, para assumir o cargo de ministro da Previdência Social. A nomeação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta sexta-feira.

A investigação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União revelou que, entre 2019 e 2024, entidades de classe descontaram aproximadamente R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas sem autorização. A CGU identificou uma “indústria de descontos ilegítimos”, com indícios de uso indevido de informações cadastrais dos beneficiários e falsificação de autorizações de desconto.
 
O esquema afetou principalmente idosos e pessoas com deficiência, muitos dos quais desconheciam as entidades que realizavam os descontos. A investigação levou à exoneração do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e ao afastamento de outros dirigentes da autarquia.
 
Em resposta, o INSS suspendeu todos os descontos oriundos dos acordos com as entidades investigadas. A Advocacia-Geral da União formou um grupo para buscar a reparação dos prejuízos e a devolução dos valores descontados indevidamente.

A demissão de Lupi e a nomeação de Queiroz ocorrem em um momento de pressão política, com a oposição protocolando um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os sindicatos envolvidos na fraude. O líder do PDT na Câmara, Mário Heringer, afirmou que a saída de Lupi é uma decisão natural e que o partido apoiará a transição.

Leia mais

Homem é condenado por vender celular deixado como garantia em barraca de praia na Ponta Negra

Cliente deixou o celular como garantia de pagamento em uma barraca na Praia da Ponta Negra e, ao retornar para quitar a dívida, descobriu...

Amazonas Energia só indeniza por danos morais se houver prova de ofensa, fixa Justiça

Conquanto comprovadas falhas na prestação de fornecimento de energia elétrica, a ausência de corte no serviço e de inscrição do consumidor em cadastros de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TJSP condena Operadora por não atender pedido de alteração de nome de mulher trans

A omissão em atualizar cadastro de cliente trans configura violação à dignidade da pessoa humana e aos direitos da...

STF decide que fator previdenciário também vale para aposentadorias de regra de transição

 Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a constitucionalidade da aplicação do fator previdenciário, previsto na Lei...

Exames de Bolsonaro indicam resquícios de inflamações pulmonares

O ex-presidente Jair Bolsonaro fez, neste sábado (16), em Brasília, novos exames clínicos – os primeiros desde que o...

Hytalo e marido passam por audiência de custódia e seguem presos em SP

O influenciador Hytalo Santos e seu marido Israel Natã Vicente foram ouvidos em audiência de custódia neste sábado (16)....