Blitz do TCE-AM inspeciona Hospital João Lúcio e Joãozinho para apurar denúncias recebidas

Blitz do TCE-AM inspeciona Hospital João Lúcio e Joãozinho para apurar denúncias recebidas

Após receber denúncias por meio da Secretaria de Inteligência (Segin), a Blitz do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou inspeção no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio e no Hospital da Criança Zona Leste, conhecido como Joãozinho, localizados na Zona Leste de Manaus.

A equipe de técnicos da Corte de Contas avaliou pontos como estoque de medicamentos, filas de espera, estado dos leitos e outras questões de infraestrutura.

Lançado em fevereiro deste ano pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, a Blitz TCE busca ampliar a fiscalização e controle externo, com uma atuação emergencial, visando diminuir o prejuízo à sociedade em possíveis irregularidades cometidas por órgãos públicos.

No âmbito do hospitais João Lúcio e Joãozinho, a Blitz TCE-AM recebeu denúncias sobre possíveis superlotação de pacientes, condições deficitárias de equipamentos básicos, como ventiladores mecânicos, demora excessiva em diversas fases de atendimento, alimentação imprópria para pacientes e acompanhantes, e falta de medicamentos e materiais de higiene.

De acordo com as avaliações feitas pelos técnicos da Corte de Contas, foram encontrados indícios de um estoque deficitário de medicamentos, devido à alta demanda; falhas na infraestrutura do hospital, e uma superlotação de pacientes, principalmente no atendimento às crianças do hospital Joãozinho.

“Aqui podemos perceber uma superlotação e falta de acomodação, tanto do Hospital João Lúcio quanto do Hospital da Criança. Aqui, encontramos dificuldades do acesso a leitos, e na qualidade do atendimento. A Blitz vai pontuar toda essa questão, e possivelmente notificaremos os responsáveis das unidades”, afirmou o chefe do Departamento de Auditoria em Saúde, Luciano Simões.

Após a inspeção, a equipe de técnicos do TCE-AM tem o prazo de 48 horas para emitir um relatório dos casos encontrados, que servirão para uma possível notificação aos gestores das unidades de saúde.

Com informaçoes TCE/AM

Leia mais

Prova do Exame Nacional da Magistratura é realizada no Amazonas

No domingo (19/05), 329 candidatos participaram, em Manaus, da avaliação do Exame Nacional da Magistratura (Enam). A aplicação das provas foi acompanhada pelo diretor-geral...

Justiça manda indenizar vítima por desdobramento do assalto de ‘saidinha de Banco’

Na via pública não é do Banco o dever de garantir a segurança da vítima de um assalto-saidinha bancária- porém, importa a vítima verificar...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Prova do Exame Nacional da Magistratura é realizada no Amazonas

No domingo (19/05), 329 candidatos participaram, em Manaus, da avaliação do Exame Nacional da Magistratura (Enam). A aplicação das...

Prestação de contas por possíveis desvios da verba alimentar não é tema pacífico

A possibilidade de se buscarem informações a respeito do bem-estar do filho e da boa aplicação dos recursos devidos...

DF é condenado a indenizar mãe socioafetiva de menor morto por policial militar

A 2ª Vara da Fazenda Pública do DF condenou o Distrito Federal a indenizar mãe socioafetiva de menor de...

Justiça manda indenizar vítima por desdobramento do assalto de ‘saidinha de Banco’

Na via pública não é do Banco o dever de garantir a segurança da vítima de um assalto-saidinha bancária-...