Procurador da AGU é eleito presidente de subcomitê da Federação Internacional de Astronáutica

Procurador da AGU é eleito presidente de subcomitê da Federação Internacional de Astronáutica

O procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à Agência Espacial Brasileira (PF-AEB), Ian Grosner, foi eleito, nesta quarta-feira (16/10), para presidir o Subcomitê Latino Americano e do Caribe (LAC-SC) da Federação Internacional de Astronáutica (IAF).

A eleição foi realizada durante o Congresso Internacional de Astronáutica, em Milão (Itália). Na mesma ocasião, Carlos Rodrígues, da Costa Rica, foi eleito vice-presidente do subcomitê.

A IAF é a principal entidade internacional do setor espacial e reúne 513 membros de 78 países, entre agências espaciais, empresas, institutos de pesquisa, universidades e organizações da sociedade civil.

O subcomitê administrativo da IAF para a América Latina e Caribe está vinculado ao Comitê para Conectar Ecossistemas Espaciais Emergentes (IAF-ACCESS). O subcomitê foi criado recentemente e, a partir de agora, passa a funcionar em caráter oficial. O procurador brasileiro será o primeiro presidente eleito e vai exercer o mandato no triênio de 2024 a 2027.

Cooperação internacional

O procurador Ian Grosner destaca que sua atuação como representante da Agência Espacial Brasileira no subcomitê vai buscar aprofundar a cooperação internacional e a capacitação profissional no setor aeroespacial.

“Participar efetivamente da maior federação de astronáutica do planeta, a IAF, representa pôr em prática um dos pilares do Tratado do Espaço de 1967: a cooperação internacional. A Agência Espacial Brasileira, como ponto central do programa espacial brasileiro, será, certamente, uma facilitadora dos demais atores governamentais, da indústria e da academia do setor espacial brasileiro no cenário internacional”, ressalta Grosner.

“A liderança na região da América Latina e Caribe reforça um dos principais objetivos do Programa Nacional de Atividades Espaciais 2022-2031. Trabalharei conjuntamente com os demais países emergentes da nossa região objetivando melhor capacitar os estudantes e profissionais do promissor mercado espacial”, enfatiza o procurador da AEB.

A Procuradoria Federal junto à Agência Espacial Brasileira é uma unidade vinculada à Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU responsável pela representação judicial e extrajudicial das autarquias e fundações públicas federais.

Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU, com informações da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Leia mais

Justiça suspende cursos superiores irregulares de faculdade no Amazonas

A Justiça Federal determinou que a Faculdade do Amazonas (Faam) interrompa a oferta de cursos superiores que não possuem autorização do Ministério da Educação...

STJ confirma indenização a compradora que teve imóvel vendido sem aviso em Manaus

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve, por decisão monocrática do Ministro Herman Benjamin, a condenação da incorporadora Incorpy Incorporações e Construções S/A ao...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça mantém pensão por morte a viúva de contribuinte individual sem comprovação formal de desemprego

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), por unanimidade, deu parcial provimento à apelação do...

Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado

Começa a valer a partir deste sábado (5) a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que prevê gratuidade para famílias...

Justiça decide que Crea não pode exigir registro de cervejarias artesanais

A produção artesanal de cerveja não envolve práticas privativas da engenharia. Com esse entendimento, a 7ª Vara Cível Federal...

Justiça suspende cursos superiores irregulares de faculdade no Amazonas

A Justiça Federal determinou que a Faculdade do Amazonas (Faam) interrompa a oferta de cursos superiores que não possuem...