No Amazonas, cliente que comprou carro novo com defeito ganha direito a um reserva

No Amazonas, cliente que comprou carro novo com defeito ganha direito a um reserva

Decisão judicial manteve a favor de um consumidor no Amazonas, G.Silva, que a revendedora de automóveis zero quilômetro, Braga Veículos Ltda, forneça ao cliente um automóvel reserva, sob pena de multa diária no valor de R$ 500,00, por não cumprimento, face a urgência acolhida quanto ao fato de que o autor adquiriu um veículo novo que de pronto demonstrou anomalias no motor, sem capacidade para uso. Ao negar a reforma da decisão, rejeitando o agravo da concessionária, a relatora Onilza Abreu Gerth, firmou que o veículo reserva deve ficar com o consumidor até a solução do problema. 

Segundo a decisão monocrática seria excessivamente gravoso ao cliente não receber um veículo reserva, até que seu automóvel seja reparado e esteja em perfeitas condições de uso.

Um erro crasso contra uma  pessoa que compra um carro novo justamente para não ter dor de cabeça e de início enfrenta problemas mecânicos, ao passo que a revendedora, pelo tempo que esteve com o carro em seu pátio, parado, não tenha observado a necessidade de tomada de providências para com o veículo. 

Enquanto o carro reserva não seja ofertado ao cliente há danos materiais, que, com a sua disponibilização pela empresa haverá o efeito de que esses danos tenham sofrido paralisia. “A disponibilização do carro reserva nada mais representará a cessação dos danos materiais que estão sendo suportados pelo consumidor”. 

A relatora concluiu que a hipótese é de que a revendedora venha a diminuir os impactos que os danos causem ao consumidor. A agravante pediu a redução da multa aplicada por inadimplemento da obrigação imposta, mas se considerou que a capacidade econômica da empresa deva encontrar possibilidade de que não ofereça resistência à obediência do comando contido no ato judicial. 

Processo nº 4002312-24.2022.8.04.0000

Leia o acórdão:

AGRAVO DE INSTRUMENTO N.º 4002312-24.2022.8.04.0000AGRAVANTE: General Motors do Brasil Ltda. EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER C/C INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS. VEÍCULO DEFEITUOSO. FORNECIMENTO DE CARRO RESERVA ATÉ A SOLUÇÃO JUDICIAL DO PROBLEMA. DEFERIMENTO. MANUTENÇÃO DOS REQUISITOS DO ART. 300, DO CPC.DECISÃO MANTIDA.

Leia mais

TJAM anula prisão preventiva decretada de ofício sem pedido do Ministério Público

A Justiça do Amazonas considerou ilegal a prisão preventiva decretada de ofício, sem pedido do Ministério Público, por violar a Súmula 676 do STJ...

TRT do Amazonas fixa que é possível cobrar honorários em processo individual sobre ação coletiva

O Tribunal do Trabalho do Amazonas entendeu que o pedido feito individualmente após sentença coletiva é um novo processo, o que permite pagar advogado...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Lula sanciona lei torna permanente a Política Nacional Aldir Blanc

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (2), o projeto de lei 363/2025, que torna a...

Crise no INSS leva à demissão de Carlos Lupi, Governo anuncia sucessor

O ministro Carlos Lupi pediu demissão do Ministério da Previdência Social nesta sexta-feira, 2 de maio de 2025, em...

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Os locais de aplicação das provas do concurso público do Ministério Público da União (MPU) no próximo domingo (4) já...

Comissão aprova integração de saúde e assistência social em instituições de longa permanência para idosos

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou proposta que prevê a integração dos serviços oferecidos em...