Pertinência temática de curso ambiental para gratificação da PMAM será reexaminada por Turma Recursal

Pertinência temática de curso ambiental para gratificação da PMAM será reexaminada por Turma Recursal

A Turma Recursal dos Juizados Especiais da Fazenda Pública do Amazonas deverá definir, em exame de apelo, se a especialização em Gestão Ambiental pode ser considerada pertinente às funções da Polícia Militar, para fins de pagamento da Gratificação de Curso prevista no artigo 2º-A da Lei Estadual nº 5.748/2021.

O caso tem origem em ação ajuizada por policial militar que pleiteia o benefício, negado  sob o fundamento de que o curso não possui relação direta com a atividade-fim da corporação. A sentença, proferida pelo juiz Yuri Caminha Jorge julgou improcedente o pedido ao entender que a formação em Gestão Ambiental “não possui conexão direta ou essencial com as atividades de segurança pública, pelo menos não de modo inequívoco a autorizar atuação judicial para implementação da gratificação”.

Em recurso inominado, a defesa sustenta que a decisão contrariou a própria Lei nº 3.514/2010, que organiza a Polícia Militar e atribui à corporação o exercício de funções de polícia ambiental, com unidades especializadas como o Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb).

Segundo o recorrente, essa previsão legal demonstra que o meio ambiente integra a missão institucional da PMAM, de modo que o curso de Gestão Ambiental apresenta pertinência direta e inequívoca com as funções desempenhadas.

Nas contrarrazões, o Estado do Amazonas defende a manutenção da sentença por seus próprios fundamentos, argumentando que a análise da pertinência temática é requisito material da gratificação, indispensável para que o benefício cumpra a finalidade de aperfeiçoamento técnico da tropa. A Procuradoria-Geral do Estado sustenta que a concessão indiscriminada violaria os princípios da moralidade e da eficiência administrativa (art. 37 da Constituição), e requer que o setor de pessoal da corporação seja instado a se manifestar sobre a pertinência do curso, sob pena de decisão “temerária”.

O caso será reexaminado pela 4ª Turma Recursal dos Juizados da Fazenda Pública, que poderá fixar entendimento sobre o alcance e os limites da pertinência temática na concessão de gratificações de curso a militares estaduais — tema ainda carente de uniformização no âmbito do TJAM.

Processo nº 0069994-03.2024.8.04.1000

Leia mais

Pertinência temática de curso ambiental para gratificação da PMAM será reexaminada por Turma Recursal

A Turma Recursal dos Juizados Especiais da Fazenda Pública do Amazonas deverá definir, em exame de apelo, se a especialização em Gestão Ambiental pode...

O privilégio no tráfico não comporta exame por habeas corpus, fixa Justiça

A complexidade de temas que não podem ser decididos apenas com base em elementos pré-constituídos — exigindo produção de prova e valoração de fatos...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Pertinência temática de curso ambiental para gratificação da PMAM será reexaminada por Turma Recursal

A Turma Recursal dos Juizados Especiais da Fazenda Pública do Amazonas deverá definir, em exame de apelo, se a...

Banco é condenado a pagar R$ 50 mil por discriminação de pessoa negra em porta de agência

A Caixa Econômica Federal (CEF) foi condenada a pagar R$ 50 mil de indenização por danos morais a um...

O privilégio no tráfico não comporta exame por habeas corpus, fixa Justiça

A complexidade de temas que não podem ser decididos apenas com base em elementos pré-constituídos — exigindo produção de...

Fracionamento de ações idênticas configura abuso do direito de ação, fixa Juiz ao extinguir processo

Fracionar ações idênticas sobre uma mesma relação contratual, distribuindo pedidos repetidos de restituição e indenização moral, constitui prática temerária...