TCE/AM faz blitz no Hospital Francisca Mendes após denúncias de irregularida des

TCE/AM faz blitz no Hospital Francisca Mendes após denúncias de irregularida des

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realizou mais uma inspeção do programa ‘Blitz TCE’ no âmbito da saúde pública. Nove auditores técnicos estiveram no Hospital Universitário Francisca Mendes, localizado na avenida Camapuã, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. A inspeção ocorreu ontem, dia 03.

De acordo com o chefe do Departamento de Auditoria em Saúde (Deas), Luciano Simões, a vistoria teve como objetivo apurar uma denúncia recebida nos canais de comunicação do Blitz TCE sobre suspensão de cirurgias por carência de insumos, além de falta de medicamentos.

“Aqui no Hospital Francisca Mendes, o objetivo foi apurar uma denúncia sobre a espera, suspensão e cancelamento de cirurgias por falta de insumos e medicamentos. A verificação foi feita junto a diretoria geral do Hospital, a qual cedeu várias documentações pertinentes e possibilitou a inspeção dos setores estratégicos da unidade”, afirmou o chefe.

Conforme Luciano Simões, a gestora da unidade hospitalar afirmou que a situação no Hospital Francisca Mendes foi normalizada após o repasse de recursos por parte da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

“O que nos foi informado é que a situação já está normalizada, mas que houveram cancelamentos por falta de insumos, tendo em vista a falta de recursos que ainda não tinham sido repassadas especificamente para esse hospital. Com a situação normalizada, a Corte de Contas espera que não ocorra mais essa situação. Por enquanto, o Tribunal de Contas fez aqui a notificação e seguiremos fazendo a análise de toda a documentação aqui colhida”, concluiu.

Durante as inspeções, a equipe de auditores também fiscalizou o setor de distribuição de medicamentos e estoque de insumos, analisou equipamentos e máquinas da sala de hemodinâmica e centro cirúrgico, bem como avaliou os geradores de energia, área de abastecimento de produtos essenciais como oxigênio e nitrogênio líquido, além de análise de serviço de higienização do hospital.

Hospital Universitário Francisca Mendes

Inaugurado em 1999, o Hospital é credenciado como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular ofertando consultas especializadas, exames laboratoriais, cirurgia cardíaca adulta e pediátrica, além de cirurgia vascular, cardiologia intervencionista e neurocirurgias, dentre outros.

Sobre a Blitz TCE

O programa Blitz TCE é desenvolvido em colaboração com as secretarias de Inteligência (Segin) e de Controle Externo (Secex) do TCE-AM, e visa possibilitar a adoção de medidas eficientes para evitar danos ao patrimônio e interesses públicos.

Desde que foi implementado, o Blitz TCE já fez inspeções em quatro unidades de saúde e uma escola estadual.

Com informações TCE/AM

Leia mais

Seleção da OAB/AM para vaga de Desembargador segue com liminar e prazo de inscrição em fase final

O processo de escolha da lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), destinada ao preenchimento da vaga do quinto constitucional...

Correntista com renda de até um salário-mínimo e descontos indevidos sofre dano moral presumido, fixa TJAM

Para o TJAM, descontos bancários indevidos sobre renda de um salário-mínimo geram dano moral presumido, sem necessidade de prova. Segundo a decisão, quando a renda...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Seleção da OAB/AM para vaga de Desembargador segue com liminar e prazo de inscrição em fase final

O processo de escolha da lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), destinada ao preenchimento...

Lei torna crime obstruir o combate ao crime organizado

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (30) a Lei 15.245/25, que estabelece pena de reclusão de...

Empresa deve reintegrar trabalhadora com deficiência dispensada sem substituição legal

A 17ª Turma do TRT da 2ª Região manteve sentença e declarou nula dispensa sem justa causa de trabalhadora...

TST reconhece assédio moral e sexual com base no depoimento da vítima

A Quinta Turma do TST rejeitou examinar recurso de duas empresas de grupo econômico contra decisão que as condenou...